Dia sem Carro reúne apreciadores do esporte e da sustentabilidade

Por Nathália Lauxen

Postado em

A tarde de sol do último domingo, dia 17, colaborou com mais uma edição do Dia sem Carro, promovido pela Univates. A rua Avelino Tallini, fechada para trânsito de veículos automotivos, foi ponto de encontro dos apreciadores da sustentabilidade, esporte e lazer. Em frente ao Centro Cultural Univates, participantes do evento desfrutaram de oficinas de saúde e gastronômicas, realizadas por professores do curso de Gastronomia, e ações voltadas ao meio ambiente

Entre as atrações esteve o show da banda Zangaia, o fornecimento de erva e água quente da ervateira Ximango e de mudas de plantas do Museu de Ciências Naturais (MCN) da Univates. A Docile distribuiu guloseimas, enquanto a Corsan ofereceu copos de água. Além disso, o Planetário Móvel esteve em funcionamento, bem como a Biblioteca.

Acadêmicos do curso de Farmácia da Univates realizaram, no publico, aferições de pressão arterial, testes de glicemia capilar e de tipagem sanguínea. O programa Univates & Você recebeu cadastros de interessados e a primeira a se inscrever durante a tarde foi Franciele Mallmann, 26 anos. O que mais lhe incentivou a aderir ao programa foi o sistema de compartilhamento de bicicletas da Univates, o Bicivates. “Quero começar a praticar esse esporte e também a frequentar a biblioteca”, ressalta.

O grupo de amigas formado por Camille Fleck, 22, Karina Fleck, 20, Lara Goulart, 18 e Tatiana Kalkmann, 21, decidiu aproveitar o domingo no Dia sem Carro. Com pipoca e chimarrão, apreciaram o show da Zangaia. “É um domingo diferente, descontraído”, reforça Lara.

Fabiano Mattes, 32, e Carina Mattes, 35, ambos integrantes do grupo Vale Ciclismo, levaram o filho Mateus, de três anos, para participar do evento. “Ele adora, e assim pode acompanhar os passos dos pais”, destaca Mattes.

Saiba mais sobre o Dia sem Carro
A atividade propõe o uso de transportes sustentáveis e a prática de exercícios físicos, além de ser uma atividade de integração com a comunidade. Mais detalhes podem ser conferidos com o Setor de Marketing e Comunicação da Univates, responsável pelo evento, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5212.

Texto: Nathália Lauxen

Escolha uma formação