Oficinas abordam diversos assuntos das Ciências Biológicas

Por Tuane Eggers

Postado em

Os cursos de Ciências Biológicas - bacharelado e licenciatura - da Univates desenvolveu, na noite da última terça-feira, dia 12, diversas oficinas sobre temas como paleontologia, técnicas moleculares para identificação de bactérias, metodologias lúdicas para o ensino de Ciências, identificação de espécies arbóreas nativas e patologias causadas por ácaros em humanos e animais.

Oferecida pelo setor de Botânica e Paleobotânica do Museu de Ciências Naturais da Univates, a oficina sobre o cenário atual da paleontologia abordou pesquisas, proteção e práticas aplicáveis a alunos do Ensino Médio. Após uma explicação teórica sobre o tema, os participantes confeccionaram moldes e réplicas de um fóssil para testar os ensinamentos ministrados.

Já a oficina sobre técnicas moleculares para identificação de bactérias baseadas na sequência de nucleotídeos de DNA do gene 16S rRNA teve como objetivo fornecer base para utilização de ferramentas de bioinformática aplicadas na identificação molecular de gênero e espécies bacterianas. A atividade foi ministrada por mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Univates.

A terceira oficina teve o objetivo de proporcionar aos participantes a interação e a vivência de estratégias lúdicas, como jogos didáticos para o ensino de temas relacionados às áreas da saúde e do meio ambiente. A atividade compreendeu três etapas, sendo a primeira de formação sobre o tema, a segunda de análise de propostas de jogos didáticos e a terceira, em um momento prático, envolveu os participantes em alguns jogos disponíveis no Laboratório de Ensino de Biologia.

Por meio de ações práticas, outra oficina teve o objetivo de identificar espécies vegetais nativas. Durante a noite, os conceitos das estruturas botânicas foram construídos com o uso de chaves dicotômicas e ramos de plantas, favorecendo a compreensão de conceitos botânicos e o conhecimento das espécies.

A última atividade abordou noções gerais da subclasse Acari, principais características e famílias de importância econômica e médico-veterinária. A oficina contou com estudos de ácaros e carrapatos causadores de patologias associadas à saúde humana e animal, e controle biológico. Os participantes realizaram atividade prática de visualização de diferentes grupos de ácaros.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação