Voluntários podem participar de pesquisa de Nutrigenética

Por Tuane Eggers

Postado em

O projeto de pesquisa “Aspectos nutrigenéticos de parâmetros bioquímicos e antropométricos: implicações para a saúde humana” da Univates está selecionando voluntários para participar do estudo sobre a interação entre a alimentação e polimorfismos genéticos. Podem participar do estudo acadêmicos dos cursos de graduação, pós-graduação e técnicos.

A equipe busca verificar na pesquisa se as variações genéticas podem influenciar na maneira como o metabolismo humano responde à alimentação. Na primeira consulta, os participantes respondem a questionário sobre seus hábitos de vida e alimentares, além de ser verificada a pressão arterial e ser realizada avaliação antropométrica, composta por verificação de peso, altura e dobras cutâneas. Os procedimentos são realizados por profissionais capacitados e registrados pelo pesquisador.

Já na segunda consulta é realizada a coleta de sangue e o exame de bioimpedância, que determina a quantidade de massa magra e gorda que há no corpo. O procedimento leva menos de um minuto e o paciente não sente dor ou desconforto. Após a coleta, o voluntário recebe lanche.

A equipe do projeto explica que os benefícios do estudo poderão ser obtidos em longo prazo e retornar para a população em forma de artigos científicos, contribuindo para a área da pesquisa na Instituição. Os participantes têm direito a receber os resultados dos exames laboratoriais – colesterol total, HDL, triglicerídeos e glicose – e de bioimpedância. A atividade segue as normas vigentes na Resolução CNS 466/2012, que rege as pesquisas com seres humanos, e possui aprovação da Câmara e do Comitê de Ética em Pesquisa (Coep).

Coordenado pela professora Júlia Pasqualini Genro, o projeto é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Univates. Interessados em participar podem contatar a equipe do Ambulatório de Nutrição, pelo e-mail ambulatorionutricao@univates.br, e agendar a consulta, preferencialmente, para a parte da manhã.

Detalhes podem ser conferidos pelo e-mail rehfeldt.stephanie@gmail.com. Mais informações sobre o PPGBiotec estão disponíveis no site www.univates.br/ppgbiotec.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação