Mesa redonda sobre oncologia abre SISA

Por Tamara Bischoff

Postado em

Foram abertos oficialmente, na noite da quarta-feira, dia 13, o V Simpósio Interdisciplinar de Saúde e Ambiente – V SISA, a XI Semana Interdisciplinar em Saúde e o IV Seminário de Educação Permanente em Saúde. A cerimônia de abertura contou com a presença da diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, professora Magali Grave, e do coordenador da comissão organizadora dos eventos, professor Jairo Hoerlle.

Iniciando as atividades, no Teatro da Univates, foi realizada a mesa redonda “Oncologia: cuidado e pesquisa”, que contou com a participação do biomédico Eduardo Cremonese Filippi Chiela, do médico Rafael Armando Seewald e da escritora Magda Perez.

Em sua explanação, o biomédico falou sobre o que é câncer, como se forma, relação entre estilo de vida e câncer, como melhorar o efeito das drogas anti-câncer, recorrência e resistência do câncer, e destacou a importância da aproximação entre a pesquisa básica e a pesquisa clínica. Conforme dados apresentados por Chiela, desde 2008, o câncer é a principal causa de morte em países desenvolvidos. Os números crescentes de casos e de mortalidade, segundo ele, justificam a relevância de estudar a biologia básica do câncer. Finalizando, ele falou sobre diagnóstico, terapias e mudança de hábitos e frisou que a cura do câncer está na prevenção.

Em seguida, o médico Rafael Seewald, que atua no Centro de Pesquisa Clínica do Hospital Bruno Born, de Lajeado, explicou como funcionam os ensaios clínicos, e apresentou números de pesquisa e de investimentos na área no Brasil e no mundo. “O Brasil está desperdiçando a oportunidade. Temos apenas 2,1% dos estudos abertos recrutando pacientes no mundo”, disse. Segundo Seewald, um dos fatores que mais atrasa a pesquisa clínica no país é a burocracia. “Temos que ter zelo, mas precisamos melhorar e diminuir o tempo de avaliação dos estudos”, afirmou o médico, referindo-se à demora para aprovação nos órgãos responsáveis por autorizar as pesquisas.

Em seu pronunciamento, a palestrante e autora de dois livros Magda Perez relatou um pouco de sua história de vida e sua relação com o cuidado. Atualmente, Magda preside a Associação Amor, Vida, Cuidado (AAVC), de Porto Alegre, que dá suporte a familiares e cuidadores de pacientes que necessitam cuidados especiais. Finalizando a noite, os três convidados interagiram entre si e com o público por meio de perguntas e comentários.

Programação segue até esta sexta, dia 15

As atividades dos três eventos consistem em debates que abrangem a transversalidade da temática. São abordados assuntos relativos à pesquisa em oncologia, interdisciplinaridade em educação e saúde, potencial medicinal da flora gaúcha e aspectos relacionados ao cuidado do corpo, como obesidade e percepção de limites: excesso e negligência.

A programação conta com apresentações de pôsteres, palestras, apresentações orais, minipalestras e mesa-redonda. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site www.univates.br/inscricoes/eventos.

Texto: Tamara Bischoff

Escolha uma formação