Evento debate temas relacionados à Educação Física na escola

Por Nicole Morás

Postado em

Com o tema Cultura corporal de movimento: diversidade e ensino, a Univates deu início, nesta quinta-feira, dia 14, ao IV Congresso Estadual de Educação Física na Escola. A abertura do evento ocorreu pela manhã, no auditório do Prédio 7, com pronunciamento da mesa oficial, momento em que o coordenador do curso de Educação Física – Licenciatura, professor Derli Neuenfeldt, lembrou que 2015 é marcado pelos 15 anos do curso na Instituição. A coordenadora do Centro de Ciências Humanas e Sociais da Univates, Fernanda Brod, concordou com Neuenfeldt ao afirmar que o evento deixou de ser da Instituição para assumir caráter estadual.

Após os pronunciamentos oficiais, os doutores Clarice Salete Traversini e Alex Branco Fraga participaram da mesa-redonda que abordou o tema do evento. Clarice centrou sua fala nas questões da diversidade e do ensino, ilustrando o assunto com a obra de arte “Tecido Social”, da artista Rosana Paulino. “Vivemos muito bem essas situações concretas de confrontos de saberes, de situações sociais e de gerações nas escolas. Cabe ao professor construir os enlaces, as costuras, entre a diversidade e o ensino”, refletiu. Já Fraga fez sua explanação sobre a cultura corporal do movimento.

A abertura do evento teve ainda a participação do coordenador da 3ª Coordenadoria Regional de Educação, Nelson Backes; do representante da Secretaria de Educação de Lajeado, Márcio Caye; e da secretária do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte no Rio Grande do Sul, Vera Diehl. O evento segue à tarde com apresentação de trabalhos e sessões científicas. No turno da noite ocorre a palestra Educação Física, temas transversais e pluralidade cultural, com a doutora Suraya Cristina Darido, da Unesp. Já na sexta-feira, dia 15, ocorrem seminário de teses e dissertações e oficinas.

Saiba Mais
O IV Congresso de Educação Física na Escola busca dar continuidade ao desenvolvimento histórico de atividades de formação inicial e continuada para professores na área da Educação Física escolar promovidas pelo curso de Educação Física – Licenciatura da Instituição. O objetivo é criar um espaço para discussão e troca de experiências entre acadêmicos, pesquisadores e profissionais de Educação Física e áreas afins acerca da Educação Física no contexto escolar.

Mais informações podem ser obtidas em www.univates.br/congressoef.

Texto: Nicole Morás

Escolha uma formação