Projeto desenvolvido por estudantes incentiva o hábito de compartilhar

Por Tuane Eggers

Postado em

O projeto Recompense, iniciativa de estudantes do curso de Publicidade e Propaganda da Univates, atraiu a atenção de quem circulava pelo hall dos Prédios 9 e 12 nesta segunda-feira, dia 11. A ação tem o objetivo de refletir sobre hábitos de consumo e sobre a prática do uso compartilhado de livros e demais objetos.

Mônica Carniel Mallmann, estudante do curso de Nutrição, esteve entre os estudantes que conferiram os materiais disponíveis no ponto de compartilhamento do Prédio 9. “Chamou minha atenção a quantidade de livros, achei legal. Muita gente passa aqui e nem deve perceber”, explicou ela. Para a acadêmica, a iniciativa é diferente e muito válida para fazer refletir sobre os hábitos de consumo. Mônica contou que, apesar de ter um apego especial por seus livros, costuma praticar a ação de compartilhar o que não utiliza mais.

Utilizando como mote a ideia de que compartilhar pode ser recompensador, a campanha foi desenvolvida pelos estudantes Artur Afonso Ceni, Diego Henrique de Macedo, Francisca Bruxel Figueiró e Rodrigo Farias da Costa, na disciplina de Projeto de Campanhas Publicitárias, ministrada pela professora Juliana Durayski. De acordo com Ceni, a ideia é criar um vínculo de compartilhamento e humanização entre acadêmicos de todos os cursos da Univates.

“Compartilhar objetos acontece há séculos. Muitas vezes, nem nos damos conta que tomamos estas atitudes, como também pensamos que estamos realizando doações ou ‘desapegando’. A importância do compartilhamento está totalmente ligada ao vínculo de poder ajudar alguém que necessite de algo que eu não preciso mais. Claro, também ligo isso ao consumo colaborativo, que gera uma redução no consumismo acelerado em que o mundo vive”, conta o estudante.

Para ele, repensar, redirecionar e compartilhar é o início para melhorar uma economia, além de humanizar e criar afeto entre as pessoas, gerando bons resultados para o futuro de todos. “Antigamente, certos objetos duravam uma vida. Hoje, sua vida útil é reduzida drasticamente, consequência deste grande vício do consumo acelerado. Talvez a cultura do consumo colaborativo e do compartilhamento mude isso e ajude ainda mais em pontos que, nos dias de hoje, fazem uma grande falta”, complementa Ceni.

Saiba mais

A campanha segue até sábado, dia 16, com pontos de compartilhamento nos Prédios 9 e 12 (rua Avelino Tallini, 171 – Lajeado/RS). Além de poder oferecer bom destino aos materiais que não são mais utilizados, o projeto busca possibilitar aos participantes a reflexão sobre a forma como o consumo compartilhado pode interferir positivamente no futuro.

Assim, os pontos de compartilhamento possibilitarão que os interessados somente deixem um objeto, que possam deixar um objeto em troca de outro ou mesmo que apenas retirem um objeto de seu interesse. No entanto, os participantes não devem deixar nesses pontos lixos eletrônicos, orgânicos ou recicláveis, animais, materiais pirata ou itens danificados.

Detalhes sobre o projeto podem ser conferidos em www.recompense.weebly.com.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação