Semana Acadêmica de Educação Física terá palestras e duathlon

Por Nicole Morás

Postado em

O método Pilates foi o tema de abertura da Semana Acadêmica do curso de Educação Física – Bacharelado da Univates, iniciada nesta segunda-feira, dia 11, pela manhã. Após avisos gerais por parte do Diretório Acadêmico do curso, a fisioterapeuta e mestranda Júlia Zen apresentou a história e a técnica da atividade desenvolvida por Joseph Pilates na década de 1920.

Segundo Júlia, os treinos trabalham com flexibilidade, postura, equilíbrio e força/resistência. “Há o método clássico aplicado a pessoas sem lesões e com movimentos rápidos e vigorosos. Porém, hoje em dia, se trabalha muito com o Pilates Contemporâneo ou Clínico, ou seja, adaptado às condições do aluno.

A fisioterapeuta explicou ainda o conceito de Power House e que o trabalho é realizado por cadeias musculares e não com músculos isolados. Júlia informou ainda a existência de treinos específicos para atletas de alta performance, como surfistas e boxeadores, e a aplicação do método para pacientes com labirintite que não estejam em crise.

A Semana Acadêmica do Curso de Educação Física segue durante a segunda e a terça-feira, dias 11 e 12, com palestras, conforme a programação disponível aqui. O encerramento ocorre às 19h10min desta terça-feira, dia 12, com a realização de um duatlhon (prova em que é alternada corrida e ciclismo) com bicicletas do Bicivates – sistema de compartilhamento de bicicletas da Univates. A atividade ocorre em diversos pontos da cidade de Lajeado, conforme orientação do professor e coordenador do curso Leonardo de Ross Rosa.
Mais informações pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5583.

Texto: Nicole Morás

Escolha uma formação