Projeto de extensão voltado à Educação Básica recebe inscrições de escolas

Por Nathália Lauxen

Postado em

O Projeto de Extensão "Explorando Aplicativos Matemáticos e Físicos com Alunos da Educação Básica", coordenado pela professora Adriana Belmonte Bergmann, recebe inscrições de escolas interessadas em integrar as atividades. Os encontros ocorrem durante um turno, nos Laboratórios de Informática da Univates, e são direcionados ao atendimento de turmas de alunos desde as séries iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Médio.

Instituições interessadas devem agendar sua participação, e a equipe de extensão preparará o material. Neste ano, a proposta é atender alunos com o uso de tablets, utilizando aplicativos interativos e integrando novos recursos computacionais para o aprendizado das ciências exatas - Física e Matemática. Momentaneamente, esse novo método é utilizado apenas com as turmas de ensino fundamental I (1º ano ao 5º ano). A participação do mesmo é gratuita. Os agendamentos pode ser feitos pelo e-mail extensaosoftwares@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5437.

Para atendimento imediato, as propostas na área da Matemática englobam os seguintes conteúdos:
As quatro operações;
Unidade, dezena e centena;
Sistema de medidas;
Números pares e ímpares;
Sequência numérica;
Frações;
Números Inteiros;
Números negativos;
Equações do primeiro grau;
Álgebra (monômios e polinômios);
Geometria;

Na área da Física, os atendimentos são relacionados aos estudos abaixo:
As grandezas físicas: deslocamento e velocidade; movimento retilíneo uniforme;
A aceleração e o movimento uniformemente variado; vetores e lançamento de projéteis;
Cinemática angular;
Primeira Lei de Newton;