Atleta olímpico Fabiano Peçanha treina na pista da Univates

Por Tuane Eggers

Postado em

Por meio da adesão ao programa Univates & Você, a pista atlética do Estádio Olímpico recebeu, nesta quinta-feira, dia 23, um singular novo adepto: o atleta olímpico Fabiano Peçanha. Ele escolheu o local para ser seu novo espaço de treinos, com foco na participação nos Jogos Olímpicos de 2016, que ocorrerão no Rio de Janeiro.

Peçanha pratica atletismo há cerca de 23 anos e conta que está sempre atento às novidades da área. Por isso, ficou sabendo da estrutura da Univates e resolveu conferir de perto. “É mesmo um complexo esportivo de alto nível, ficou muito bom. Já passei por uns 40 países e essa estrutura está entre as melhores que já vi, pois é tudo muito bem feito. Realmente, no Brasil, há pouquíssimas estruturas de atletismo como essa”, ressalta.

O atleta integra a equipe Associação Medalha de Ouro, de Santa Cruz do Sul, município em que reside atualmente. Ele passará a frequentar a pista da Univates de duas a três vezes por semana. Além das Olimpíadas de 2016, seus treinos serão focados também no Jogos Panamericanos deste ano, que ocorrem no Canadá. No entanto, ele conta que sua participação nesta competição ainda não está garantida.

Sobre o cenário do atletismo no Brasil, Peçanha comenta que há dois focos principais de investimento: a categoria de base e os atletas de alto nível. Nesse sentido, os atletas que estão no meio dessas categorias acabam passando por mais dificuldades para conseguir investimentos. Mas, ele acredita que estruturas como a pista da Univates podem incentivar a prática do atletismo no país. “Isso aqui é mesmo um cartão postal. Certamente vai chamar a atenção das pessoas para o atletismo”, salienta.

Acompanhando o atleta, estava Jaqueline Weber, que também integra a equipe de Peçanha, em Santa Cruz do Sul. Natural do município de Teutônia, ela conta que sempre teve uma aproximação com a Univates. No entanto, o atletismo a levou para outra região. “Costumávamos treinar em outros locais antes, mas como agora os treinos ficam mais específicos, precisamos de um piso sintético. E a estrutura da Univates é muito boa, então vamos treinar aqui”, complementou.

Saiba mais sobre o atleta

Fabino Peçanha é um atleta brasileiro especializado em provas de meio-fundo, como os 800 metros rasos. Ele pratica atletismo desde os 10 anos de idade e coleciona títulos nacionais e sul-americanos, como o bronze no Pan de 2003 e no Pan de 2007. Além disso, nos Jogos Olímpicos de Pequim, o atleta ficou na 16ª posição indo para as semifinais. Já no Mundial de Atletismo de 2009, em Berlim, ele passou para as semifinais.

Univates & Você amplia relação com a comunidade

Para possibilitar o acesso a diversos recursos e à infraestrutura do câmpus, a Univates disponibiliza a toda a comunidade o programa Univates & Você. Com a adesão, os usuários passam a usufruir da Biblioteca, do sistema de compartilhamento de bicicletas Bicivates, dos laboratórios de informática, da pista atlética, de descontos no estacionamento, de conta de e-mail com a extensão @universo.univates.br e de internet wi-fi no câmpus universitário.

Para participar, é necessário efetuar cadastro pelo site www.univates.br/univatesevoce, aceitar os termos de uso e realizar o pagamento de R$ 42,90 a cada trimestre ou de R$ 171,60 anuais. Diplomados após um ano da formatura recebem 50% de desconto (no primeiro ano, todos os acessos aos diplomados são gratuitos). Detalhes podem ser conferidos pelo e-mail univatesevoce@univates.br.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação