Ciclo de palestras debate temas contemporâneos com professores estrangeiros

Por Nicole Morás

Postado em

Pensando em ampliar sua internacionalização e na oportunidade de despertar no público acadêmico e na comunidade em geral o interesse por temas internacionais e pela aprendizagem de idiomas estrangeiros, a Univates realiza, por videoconferência interativa, o ciclo de palestras “What's going on?! – Debates internacionais contemporâneos”. O evento ocorre a partir da próxima segunda-feira, dia 27 de abril, na sala 400 do Prédio 12.

A atividade contará com participação de palestrantes estrangeiros, como o professor egípcio Mohamed Arafa, que abre o ciclo de palestras e atua como docente de Direito Islâmico na Robert H. McKinney School of Law da Indiana University, dos Estados Unidos. Também participam a advogada francesa Angélique Devaux; a pesquisadora russa Ira Chetverikova e o sociólogo colombiano Yago Quiñones Triana, que viveu muitos anos no Brasil e será o único a palestrar em português.

De acordo com o professor Gabriel Eidelwein Silveira, um dos organizadores do evento, as conferências propostas enfocam temas de interesse político, jurídico e econômico cuja atualidade é incontestável. “Os assuntos constituem pauta da agenda jornalística mundial nos últimos anos, meses e dias. A maioria dos convidados irão se comunicar em inglês, que é, sem dúvida, a principal língua de comunicação científica, política e econômica mundial atualmente”, afirma ele. Silveira acrescenta que os professores que organizam o evento poderão realizar intervenções esclarecedoras quanto aos termos técnicos utilizados para facilitar a compreensão dos participantes.

O professor destaca ainda que eventos como esse possibilitam, aos alunos interessados, o estabelecimento de relações acadêmicas diretas com profissionais bem inseridos em academias importantes. “Todos os conferencistas possuem forte formação humanística e notável preocupação com o problema dos direitos humanos no mundo hoje. Além disso, os palestrantes são bastante interessados e dispostos para trocas acadêmicas, discussões de ideias e colaborações de diferentes ordens”, finaliza Silveira.

O evento é formado por quatro encontros, de abril a agosto, em uma iniciativa conjunta dos cursos de Relações Internacionais e Comércio Exterior e do Observatório de Direitos Humanos do curso de Direito. A atividade é organizada pelos professores Gabriel Eidelwein Silveira e Fernanda Sindelar. As inscrições podem ser realizadas em www.univates.br/inscricoes/eventos. Mais informações pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5453.

Programação:

Ministrante

Political Islam, modernity, terrorism and Arab Spring

Mohamed Arafa, doutor (Ph.D.) em Ciência Jurídica – Indiana University Robert H. McKinney School of Law.

18 de maio

17h às 19h

The rule of law in the authoritarian Russia

Ira Chetverikova, doutoranda em Ciência Política e Sociologia pela European University of St. Petersburg (Russia) e pesquisadora no Institute for the Rule of Law (Rússia)