Estudantes mais próximos da biotecnologia

Por Tuane Eggers

Postado em

Com o objetivo de oportunizar aos estudantes do Ensino Médio o contato com diferentes áreas da biotecnologia, a Univates oferece, entre os dias 15 e 19 de junho, diversas oficinas gratuitas. As atividades ocorrem nos turnos da manhã e da noite, e buscam favorecer a aprendizagem e a aproximação dos estudantes com as pesquisas em andamento no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec).

Nesse período, serão oferecidas as seguintes oficinas: “Infertilidade e biotecnologia aplicada à saúde do homem”; “pH do solo: determinação com indicadores ácido-base no Ensino Médio”; “Antioxidantes: a fonte da juventude?”; “Biotecnologia e produção de alimentos derivados do leite”; “Aplicação de proteínas e micro-organismos no dia a dia”; “Técnica de extração de DNA e suas aplicações”; “Identificação de espécies vegetais”; “Novas tecnologias na agroecologia: inovações em controle biológico”; e “Visualizando o DNA através do produto da PCR”.

Durante o ano de 2014, com oficinas mensais e oferta de edições extras para atender a demanda, foram atendidas 13 turmas de diferentes escolas regionais. Durante as oficinas, destacaram-se pela grande procura as temáticas “Técnica de extração do DNA e suas aplicações” e “Infertilidade e biotecnologia aplicada à saúde do homem”.

As atividades são voltadas a estudantes do Ensino Médio, com preferência para alunos do 3º ano. As inscrições devem ser feitas, pelo professor de cada turma, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5214. Os interessados em receber certificado de participação na oficina devem se inscrever pelo site www.univates.br/inscricoes/eventos.

Detalhes podem ser conferidos pelo telefone (51) 3714-7000, ramais 5430 e 5214.

Participante conta sua experiência

Um dos participantes das oficinas de Biotecnologia oferecidas em 2014 foi o aluno William Gabriel Schossler, do 3º ano da Escola Estadual de Educação Básica Érico Veríssimo, de Lajeado. Ele conta que o tema da oficina em que participou - “Técnica de extração de DNA e suas aplicações” - é muito trabalhado em sala de aula. No entanto, nem sempre é simples compreender os conceitos relacionados à utilização prática ou ao tamanho e à forma.

“Apesar de extremamente pequeno, trata-se de um assunto de muita importância e complexidade. São longas cadeias de moléculas que exercem vital influência sobre todo nosso corpo, de sintetização de proteínas e definição de características, nossa assinatura genética”, explicou o estudante, acrescentando que, embora simples, a experiência foi acompanhada por explicações de professores e bolsistas. “Nossas dúvidas foram sanadas e, de fato, pudemos observar com nossos próprios olhos aquilo que era tão comentado em sala de aula”, completou.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação