E-book de Letras promove aprendizagem da leitura

Por Tuane Eggers

Postado em

O curso de Letras da Univates lançou, recentemente, o e-book intitulado “Um click na leitura: objetos virtuais de compreensão textual”. O material é resultado das atividades desenvolvidas, por meio do projeto de extensão “O ensino de estratégias de leitura: propostas de intervenção por meio de objetos virtuais de aprendizagem”, durante o ano de 2014.

O projeto buscou desenvolver objetos digitais de aprendizagem da leitura que servissem de suporte didático aos professores dos anos finais do Ensino Fundamental. Além disso, entre as ações do projeto, foram promovidas oficinas aos professores e aos acadêmicos da Univates, com o propósito de instrumentalizá-los a produzirem seus próprios objetos digitais como suporte didático para suas aulas.

De acordo com uma das organizadoras do e-book, professora Kári Lúcia Forneck, todas as ações do projeto foram motivadas pela evidência de que as pessoas chegam à vida adulta apresentando dificuldades em compreender o que precisam ler durante sua vida acadêmica e profissional. “Dessa forma, pretendeu-se levar em consideração a premissa de que há um momento em que se aprende a ler, mas outro em que se lê para aprender. Por isso, o enfoque das atividades foi, justamente, o de desenvolver a capacidade de inferir, ou seja, de compreender e dar sentido aos textos”, explica.

Segundo a professora, os objetos digitais compilados no e-book partem do pressuposto de que se pode ensinar o aluno a ter consciência das estratégias de leitura a serem acessadas durante o processamento cognitivo da leitura, ou seja, no momento em que se constrói o sentido do texto. “Daí o enfoque nos feedbacks das atividades que instruem o leitor a atentar às pistas linguísticas para dar sentido ao texto”, comenta. O e-book foi escrito em conjunto com as professoras Maria Elisabete Bersch e Juliana Thiesen Fuchs.

Os materiais presentes no e-book já estão disponíveis no Repositório de Objetos de Aprendizagem da Univates (www.univates.br/roau), para que sejam acessados nas atividades desenvolvidas pelo Uniapren e por demais interessados.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação