Aula inaugural de Humanidades aborda novas ruralidades do Vale do Taquari

Por Tuane Eggers

Postado em

Reflexões sobre as novas ruralidades no Vale do Taquari foram base da aula inaugural da área de Humanidades da Univates, realizada na noite desta segunda-feira, dia 13. O objetivo foi discutir o tema sob os pontos de vista dos campos acadêmico, tecnológico e social. A atividade foi intermediada pelos professores doutores Margarita Rosa Gaviria Mejía e Walter Aragão.

Na ocasião, o professor Aragão falou sobre o processo de mucipalização do Rio Grande do Sul. Entre os anos de 1974 e 2013, houve um aumento de 232 para 497 municípios no estado. De acordo com ele, dos 37 municípios que compõem o Vale do Taquari, apenas três são do século XIX e 60% foram criados nos últimos 30 anos.

“Ninguém se arrepende da municipalização, pois ficou melhor do que quando era distrito. Mas, também foi complicado o enfrentamento da crise, na época da desindustrialização das cidades”, explicou Aragão, acrescentando que “quem fala de crise hoje, é porque não lembra dos anos 80”. No entanto, o professor também abordou o desafio de manter os jovens no campo hoje. “Às vezes, mesmo com renda e com qualidade de vida, os jovens preferem sair do campo para ir viver na cidade”, complementou.

Após, a professora Margarita abordou as novas identidades sociais que se constroem na delimitação das fronteiras do território-município, e falou sobre a identidade com a terra, que está relacionada ao tema. “Há uma ideia de que a terra tem um valor simbólico e outra ideia é o valor municipal, quando se criam símbolos para delimitar territórios”, destacou ela.

Para ela, o que se percebe hoje é um processo de modificação da ideia de rural, sendo que, com a emancipação, as áreas rurais passaram a ser chamadas de urbanas. “A agricultura passou a ser valorizada mais de forma simbólica do que econômica. O sentimento e o valor que a agricultura têm mudaram. Se nos anos 1970 a agricultura era a principal fonte de renda, vemos que agora isso mudou”, ressaltou Margarita.

A professora falou também sobre o fluxo contrário que existe nesse sentido, já que existem muitas pessoas indo viver nas áreas rurais. “Há uma mobilidade, há um deslocamento interessante a ser pesquisado”, destacou Margarita, acrescentando que as novas ruralidades devem ser pensadas sob diferentes pontos de vista. “Há um fluxo entre rural e urbano, mas também um fluxo de ideias e de conceitos”, completou.

Em seguida, o engenheiro agrônomo do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (Capa), Lauderson Holz, lembrou do saudosismo que envolve o ambiente rural. “É uma potencialidade que envolve cada vez mais as pessoas que vivem em áreas urbanas hoje”, disse.

De acordo com ele, um ponto em que o Vale do Taquari ainda deve melhorar é a diversificação de agroindústrias com outras alternativas de renda. Já que suínos, aves e leite são as principais fontes de renda das agroindústrias atualmente, alguns elementos devem ser melhor pensados nesse sentido, conforme Holz.

“Outros pontos importantes são a questão da energia elétrica, que deve ser fornecida com quantidade e qualidade para que as propriedades possam tocar suas atividades; e a questão dos dejetos, principalmente de suínos, mas também de aves e resíduos da produção de leite”, argumentou. Holz questionou sobre o que fazer com estes dejetos e como tratá-los adequadamente, já que podem contaminar a água e causar problemas maiores.

O engenheiro agrônomo também falou que o agricultor, historicamente, foi tratado de forma pejorativa, principalmente nas décadas de 1970 e 1980, quando houve o êxodo rural. “Precisamos de uma ressignificação da agricultura como a arte de cultivar alimentos”, completou.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação