Dionísio Burak abre atividades do II Seminário do Obeduc

Por Nicole Morás

Postado em

A palestra Modelagem Matemática na Escola Básica abriu as atividades do II Seminário do Observatório de Educação da Univates, nesta sexta-feira, dia 10, com a participação do doutor Dionísio Burak, docente da Universidade Estadual do Centro-Oeste, no Paraná. Burak lembrou da sua visita anterior à Instituição, há cerca de 25 anos, a convite do professor Ingo Schreiner. “Havia apenas o prédio 1 e podemos ver como a Univates evoluiu”, recordou ele.

Sobre o ensino da Matemática, o palestrante fez uma revisão sobre as teorias do Movimento da Matemática Moderna e do Movimento Educação Matemática, afirmando que o segundo surgiu a partir dos problemas enfrentados pelo primeiro. “Há um paralelismo entre Matemática e Ensino da Matemática, visto muitas vezes em controvérsias entre os matemáticos e os professores de matemática”, explicou.
Burak afirmou ainda que a educação matemática é um componente capaz de promover a aprendizagem e não a componente exclusiva. Ele acrescentou que a modelagem na educação matemática é diferente da modelagem na matemática. O doutor afirmou ainda ser importante buscar inserir o estudante na situação do dia a dia, pois é onde “as coisas acontecem”, argumentou.

“Sempre há de se partir das premissas do que é de interesse do grupo de pessoas envolvidas e dos dados que são coletados onde se dá o interesse do grupo de pessoas envolvidas”, acrescentou. O II Seminário do Observatório de Educação da Univates é direcionada para alunos de cursos de Licenciaturas, professores da Escola Básica, alunos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas e do Programa de Pós-Graduação em Ensino, bolsistas do Observatório da Educação Univates e demais interessados e segue com palestras até o mês de julho, conforme programação que pode ser conferida aqui.

A atividade também marcou o início das atividades da nona turma do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas. Mais informações pelo telefone (51)3714-7000, ramal 5517.

Texto: Nicole Morás

Escolha uma formação