Eventos sobre pesquisa em saúde ocorrem em maio

Por Nathália Lauxen

Postado em

O V Simpósio Interdisciplinar de Saúde e Ambiente – V SISA, a XI Semana Interdisciplinar em Saúde e o IV Seminário de Educação Permanente em Saúde estão programados para ocorrer, na Univates, nos dias 13, 14 e 15 de maio. Os encontros tratarão do tema Pesquisa em Saúde, com palestras de docentes e profissionais da área.

As atividades consistem em debates que abrangem a transversalidade da temática. Serão abordados assuntos relativos à pesquisa em oncologia, interdisciplinaridade em educação e saúde, potencial medicinal da flora gaúcha e aspectos relacionados ao cuidado do corpo, como obesidade e percepção de limites: excesso e negligência.

A partir das 19h30min do dia 13 de maio, Rafael Armando Seewald, Eduardo Cremonese Filippi Chiela e Magda Perez promovem mesa-redonda para discutir o assunto “Oncologia: cuidado e pesquisa”, no Teatro da Univates.

O segundo dia de evento terá, no turno da manhã, apresentações de pôsteres dos trabalhos inscritos e selecionados, no hall da Biblioteca. Após, às 10h, a palestrante Gisele Pereira de Carvalho explanará sobre interdisciplinaridade em educação e saúde, no Teatro da Univates. À noite, no mesmo local, o neurocientista conhecido mundialmente Ivan Izquierdo palestrará sobre o que é e para que serve a memória, a partir das 19h.

O dia 15, data do encerramento dos eventos, contará com apresentação oral dos participantes selecionados, no Teatro da Univates, a partir das 8h20min. Minipalestras sobre obesidade e potencial medicinal da flora nativa do Rio Grande do Sul estão agendadas para o turno da noite. Aline Scapini Caumo falará sobre obesidade a partir das 19h10min, no Teatro da Univates. Enquanto isso, no mesmo horário, Stela Maris Kuze Rates abordará o potencial medicinal da flora nativa do Estado, no auditório do Prédio 11.

O encerramento das atividades ocorrerá com mesa-redonda sobre educação em saúde: os limites do corpo – do excesso à inteligência?? negligência?, ministrada por Suzana Feldens Schwertner e Marcos Minoru Otsuka, no Teatro, a partir das 20h30min.

Trabalhos poderão ser submetidos para participação na modalidade Temas Livres, sendo oito selecionados para apresentação oral. O prazo para envio de trabalhos foi prorrogado para o dia 13 de abril, devendo os resumos ser encaminhados para o e-mail sisa@univates.br.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser realizadas pelo site www.univates.br/inscricoes/eventos.

Texto: Nathália Lauxen

Escolha uma formação