Sandra Corazza palestra sobre educação

Por Nathália Lauxen

Postado em

Iniciou, na noite da última quinta-feira, dia 9, no auditório do Prédio 7, o I Seminário Nacional Formação Pedagógica e Pensamento Nômade: experimentações curriculares. Acadêmicos e docentes da área de Humanidades prestigiaram a palestra de abertura “Escrileituras: o multifacetado da multiplicidade na formação pedagógica e no pensamento”, ministrada pela doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) Sandra Mara Corazza.

Prestigiaram o evento a secretária Municipal de Educação, Eloede Conzatti, a diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) da Univates, Fernanda Brod, a coordenadora do curso de Pedagogia da Instituição, Morgana Domênica Hattge, a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Ieda Maria Giongo, e docentes dos cursos de Pedagogia e Psicologia.

A coordenadora do evento, professora doutora Angélica Vier Munhoz, agradeceu a presença de todos e relembrou o início do projeto de extensão Formação Pedagógica e Pensamento Nômade, em março de 2013, que consiste em criar uma pedagogia comprometida com a experimentação, com a formação estético-artística e cultural do professor, com o exercício de novas maneiras de aprender e ensinar e com uma postura ética de afirmação da vida.

Apresentada pelo professor Cristiano Bedin da Costa, a palestrante Sandra Mara Corazza, escritora do livro “O que se transcria em Educação?”, agradeceu à organização do evento pelo convite e iniciou sua fala sobre perspectivas em educação.

Durante o evento ocorreu, ainda, o lançamento do Caderno de notas 6: Experimentações de escrita, leitura e imagem na escola, organizado por Betina Schuler, Sonia Regina da Luz Matos e Sandra Mara Corazza. O encerramento do primeiro dia do seminário contou com show da Banda Apóstrofes, no Galera's Rock Bar, e lançamento do livro “Sociologia do Rock”, organizado por Cesar Beras e Gabriel Sausen Feil.

Nesta sexta-feira, dia 10, à tarde, ocorre apresentação nos grupos de trabalho dos resumos selecionados para o evento, conforme pode ser conferido em www.univates.br/seminarionomade/resumos-aprovados. O encerramento do seminário será com o painel “Educação e cinema: problematizações sobre uma filosofia do olhar”, do qual participam as doutoras Rosa Bueno Fischer e Fabiana de Amorim Marcello.

Texto: Nathália Lauxen

Escolha uma formação