Unianálises é credenciado pelo Inmetro

Por Tuane Eggers

Postado em

O laboratório Unianálises da Univates recebeu, nesta semana, o resultado de um intenso processo de certificação: após quatro auditorias realizadas desde o mês de março de 2014, foi aprovada sua acreditação pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro.

Os quatro laboratórios do Unianálises foram acreditados: de Análises Físico-Químicas, de Análises Microbiológicas, de Nutrição Animal e de Qualidade do Leite. No país, o laboratório do Leite foi o primeiro a ter todo seu escopo acreditado, em um grupo de dez laboratórios.

Conforme o coordenador do Unianálises, Jeferson Bottoni, o Inmetro é o único órgão no país que acredita laboratórios perante a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 – Requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração, conhecida como ISO 17025. “Esse credenciamento representa a chancela máxima do Brasil de qualidade e competência de laboratórios”, ressalta Bottoni.

De acordo com ele, o credenciamento ocorre em nível nacional, mas como o Inmetro possui acordo com diversos países, os resultados dos ensaios terão validade também no exterior, o que torna a abrangência internacional. Bottoni considera que a principal mudança agora ocorra na relação com os clientes, aumentando o contato com empresas exportadoras.

O credenciamento pelo Inmetro permitirá ao Unianálises ampliar sua relação com clientes exportadores de alimentos, pois estes precisam comprovar a qualidade de seus produtos perante os compradores estrangeiros. “Além disso, penso que também vai aumentar o interesse de empresas do ramo de água e de alimentos de todo o país”, destaca.

Unianálises em números

Vinculado ao Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari – Tecnovates, o laboratório Unianálises atende, atualmente, em torno de 1.500 empresas. No ano de 2014, foram analisadas aproximadamente 300 mil amostras de alimentos, leites, águas, efluentes, rações e componentes, swabs e exposição ambiental.

No momento, são cerca de 100 funcionários diretamente vinculados ao Unianálises, e alguns laboratórios contam com 24 horas diárias de atividades. O local está credenciado pelo Ministério da Agricultura, é reconhecido pela Rede Metrológica do Rio Grande do Sul e está cadastrado na Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).

Detalhes podem ser conferidos pelo site www.unianalises.com.br.

Saiba mais sobre o Inmetro

Vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o Inmetro é uma autarquia federal e tem como objetivo fortalecer as empresas nacionais, aumentando sua produtividade por meio da adoção de mecanismos destinados à melhoria da qualidade de produtos e serviços.

Sua missão é prover confiança à sociedade brasileira nas medições e nos produtos, por meio da metrologia e da avaliação da conformidade, promovendo a harmonização das relações de consumo, a inovação e a competitividade do país. Detalhes sobre a atuação do Inmetro podem ser conferidos pelo site www.inmetro.gov.br/cartadeservicos.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação