Novas propostas para idosos serão discutidas em curso

Por Nathália Lauxen

Postado em

O projeto de extensão “Ações Sociais e de Saúde em Gerontologia” desenvolvido pela Univates promove o curso de formação para coordenadores de grupos de convivência do Vale do Taquari e equipe multidisciplinar na área da saúde. A atividade consiste em orientar e refletir sobre ações, além de discutir novas propostas para idosos. As inscrições podem ser feitas até 17 de abril, e mais informações estão disponíveis pelo e-mail passgerontologia@univates.br.

A Univates desenvolve projetos de extensão na região há 15 anos. A partir de necessidades e interesses em conhecer e identificar o perfil da população idosa do Vale do Taquari, foi elaborado em 2014 o projeto de extensão Ações Sociais e de Saúde em Gerontologia, cuja principal atividade envolve diferentes avaliações com os idosos envolvendo qualidade de vida, capacidade cognitiva, composição corporal, fotoenvelhecimento cutâneo, força de preensão manual, riscos de cardiopatias, postura corporal e capacidade respiratória.

Os gestores de grupos de idosos dos municípios da região que participaram do projeto no ano passado eram oriundos de Anta Gorda, Estrela, Imigrante, Relvado, Teutônia e Westfália. Ao todo, foram avaliados 179 idosos, os quais receberam retorno por meio de um relatório individual e puderam participar de oficinas específicas conforme suas necessidades.

A avaliação da composição corporal constatou que mais de 78% dos idosos estão acima do peso ou em algum grau de obesidade. A análise da relação cintura e quadril indica riscos de cardiopatias, visto que a média dos homens deve ser inferior a 0,91 cm e atingiram 0,97 cm; já para as mulheres, o ideal é estar abaixo de 0,76 cm e a média foi de 0,94 cm.

Os resultados dos testes da capacidade respiratória também chamaram a atenção dos avaliadores, uma vez que, na pressão inspiratória máxima, somente 37,77% dos idosos se enquadraram em valores ideais e na pressão expiratória máxima apenas 5% dos participantes obtiveram resultados acima do esperado. O processo do envelhecimento desencadeia a diminuição da elasticidade pulmonar e tende a alterar a função dos pulmões e, assim, aumentar riscos de problemas respiratórios.

Na avaliação de fotoenvelhecimento cutâneo, 168 idosos estão no grau quatro, evidenciando estágio avançado para riscos de doenças de pele. No total, foram detectados cinco possíveis casos de câncer de pele. O Mini Exame do Estado Mental avaliou a capacidade cognitiva e a média observada foi de 24,52, sendo que a pontuação ideal para o nível de escolaridade característico seria de 25.

Com os resultados, o grupo constatou a necessidade de intervenções na saúde com pessoas de terceira idade, especialmente nas áreas de nutrição, educação física, fisioterapia e psicologia. Para 2015, os municípios participantes do projeto são Anta Gorda, Estrela, Encantado, Forquetinha, Imigrante, Santa Clara do Sul, Travesseiro e Westfália. A partir deste mês, 225 idosos integrarão as avaliações.

Texto: Nathália Lauxen

Escolha uma formação