Materiais da Koralle são tema de oficina do curso de Design

Por Tuane Eggers

Postado em

O curso de Design da Univates promoveu, na noite desta segunda-feira, dia 6, uma oficina de materiais Koralle, ministrada pelo artista plástico e diretor da papelaria, Frantz Soares. Na ocasião, também foi revelado o vencedor do concurso de criação do selo comemorativo que marca os 10 anos do curso. Os integrantes do Diretório Acadêmico de Design apresentaram, ainda, o vídeo que marca a campanha comemorativa.

Com avaliação de um comitê formado por diplomados, a proposta vencedora foi a de autoria do estudante Marcio Graff da Silva. Como premiação, o acadêmico recebeu um kit de produtos da papelaria Koralle e da editora Bookman/Grupo A, entregue pelos representantes, além de um certificado que atesta a vitória no concurso.

Após, em sua fala, Soares questionou os alunos sobre a diferença de alguns papeis e falou sobre suas respectivas utilidades. “Isso é algo universal. Se vocês forem para o Japão ou para qualquer outro lugar do mundo, o fabricante costuma identificar na capa para que serve o papel. Não precisa nem saber ler”, destacou o palestrante, referindo-se às imagens presentes nas capas de cada embalagem de papel.

Ao destacar algumas peculiaridades de tipos de papeis, Soares abordou as normas envolvendo a produção de materiais, e também os erros que podem acontecer no processo de produção e importação. “O computador te permite tudo. A realidade da máquina e do produto, nem sempre”, argumentou ele.

De acordo com o artista, há uma peculiaridade que o papel de madeira ou de celulose possui hoje que não possuía antes: atualmente, pode ser livre de ácidos/neutro. “Isso parece não importar muito, mas se não for livre de ácidos, vai alterar a cor de uma obra muito rápido, em questão de um ou dois anos. Quando vocês montarem um portfolio e quiserem mostrar para alguém, já vai estar totalmente diferente. Isso acontece com papel alcalino, que é o mais barato de fazer”, explicou Soares.

Ao comentar sobre papeis específicos para diferentes finalidades e características de alguns materiais, como espessura, entre outros itens, o artista falou sobre a importância de se preocupar com o papel, que será o suporte dos trabalhos. “Não adianta muito ficar preocupado apenas com tintas e canetas e não se preocupar com papel. Se não for um papel bom, o trabalho vai se desgastar rapidamente”, destacou ele.

Aula inaugural com Néktar Design é nesta terça

Nesta terça-feira, dia 7, o curso de Design promove sua aula inaugural do semestre, ministrada pela representante do escritório portoalegrense Néktar Design, Paula Langie. A atividade é gratuita e ocorre, a partir das 19h30min, no auditório do Prédio 11.

Com especialidades em projetos de identidade visual, embalagem e design gráfico, a Néktar Design também completou 10 anos recentemente. A empresa é uma das mais premiadas nas últimas edições do prêmio Bornancini, promovido pela Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul – ApDesign.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação