Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates recebe pesquisadoras indianas da área da paleobotânica

Por Nicole Morás

Postado em


Compartilhe

Os estudos locais podem ser ampliados para a visão global quando há pontos de contato e compartilhamento de pesquisas, assim como vem ocorrendo com o projeto “Carvão vegetal macroscópico do Paleozoico Superior Gondwânico e suas contribuições para a construção de modelos paleoambientais globais”, coordenado pelo Prof. Dr. André Jasper, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Univates.

Focado inicialmente na ocorrência de paleoincêndios vegetacionais durante o Paleozoico Superior do Gondwana na Bacia do Paraná, o estudo tem ganhado contribuição de pesquisadores internacionais, como é o caso da Dra. Rajni Tewari e da Dra. Deepa Agnihotri, do Birbal Sahni Institute of Paleobotany (BSIP), de Lucknow, Índia. Em visita à Univates, as pesquisadoras buscam aprender como estudar os carvões vegetais a fim de poderem realizar comparação formal entre os paleoambientes da Índia e do Brasil.

“Queremos ver as conexões existentes entre o que é estudado na Índia e aqui, já que os dois locais estavam próximos no paleocontinente de Gondwana durante a Era Paleozoica”, explica a Dra. Tewari. Ela destaca que ainda é muito cedo para que se tenham conclusões definitivas, porém, já foi possível fazer coletas que constituem boas bases para discussão. Conforme o Prof. Dr. Jasper, além de atividades na Univates, as pesquisadoras indianas também participaram de saídas de campo em áreas representativas desse sistema no Rio Grande do Sul.

O projeto tem suporte do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Department of Science and Technology (DST), do governo indiano. Os recursos financeiros servirão para a mobilidade internacional de pesquisadores e de estudantes, devendo três alunos de doutorado e um pós-doutorando participar de missões na Índia até março de 2017. “Esse é um projeto que também tem a contribuição do Prof. Dr. Dieter Uhl, do Senckenberg Forschunginstitut und Naturmuseum, de Frankfurt am Main, da Alemanha. Essa ação de internacionalização demonstra que a pesquisa feita na Univates é de grande interesse, tanto social quanto científica, em nível nacional e internacional”, afirma o Prof. Dr. Jasper.

Sobre a Univates, a Dra. Tewari acredita tratar-se da melhor instituição de ensino superior que ela já visitou no Brasil. “É moderna e as pessoas são muito amigáveis. Gostaria de que meus filhos pudessem estudar aqui”, idealizou ela. A pesquisadora ainda elogiou a estrutura da Instituição, como o caso da Biblioteca, que tem áreas de estudo e o sistema de autoatendimento. “O câmpus também é bastante limpo, com espaços amplos e com ótimo aproveitamento da luz solar”. Da mesma forma, ela elogiou a cidade de Lajeado, afirmando que, apesar da distância, sente-se em casa e muito bem acolhida.

Participação em evento indiano
O Prof. Dr. André Jasper, da Univates, proferiu, no final de fevereiro, a palestra A palaeobotanical approach on the Late Paleozoic Gondwanan palaeowildfires durante a Conferência Internacional em Perspectivas Atuais e Questões Emergentes na Evolução da Gondwana, realizada na cidade de Lucknow, na Índia.

Devido à importância da temática nas áreas de Ciências Ambientais e Paleobotânica, o trabalho, decorrente da pesquisa conduzida por Jasper na Univates, foi apresentado como Keynote, ou seja, foi a palestra principal de uma das seções do evento, reunindo todos os conferencistas em sua plateia.

Jasper foi o único palestrante da América Latina no evento, que teve, ainda, a participação de pesquisadores dos Estados Unidos, de Taiwan, do Reino Unido, da Alemanha, da Rússia, de Israel, do Nepal e da Índia. Após a conferência, Jasper integrou o grupo de participantes que realizaram uma ação de campo para a coleta de material paleobotânico em sistemas sedimentares do Gondwana aflorantes na porção central da Índia.

Texto: Nicole Morás

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar

Escolha uma formação

Escolha uma formação

Graduação presencial

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Graduação à distância - EAD

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Cursos Técnicos

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Mestrados e Doutorados

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Especializações/MBA

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Cursos de Idiomas e Educação Continuada

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.