Acadêmicos e profissionais da saúde prestigiam Cine Psiquiatria

Por Nathália Lauxen

Postado em

Estudantes dos cursos vinculados ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), profissionais da área e comunidade interessada participaram, na noite da última quarta-feira, 1º de abril, do Cine Psiquiatria. O filme, “A Lista de Schindler”, dirigido por Steven Spielberg em 1993, foi escolhido pelo psiquiatra e professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Luiz Gustavo Guilhermano como tema de debate. O encontro ocorreu no auditório do Prédio 7.

A proposta da atividade foi analisar a resiliência psicológica dos personagens do filme. Antes de iniciar o longa-metragem, Guilhermano comentou sobre seu contato com uma sobrevivente do Holocausto, Dona Hertha, que viveu em campos de concentração.

Em relação à personalidade do personagem Schindler, Guilhermano se referiu à grande capacidade de resolver conflitos, sua representatividade e como, mesmo sendo nazista, ajudou judeus indiretamente. No decorrer do filme, o psiquiatra mencionou a Teoria do Desenvolvimento Moral. “Nem todos que participam de máquinas mortíferas são sociopatas. Não há discernimento e pensam que estão agindo corretamente”, explica.

Novas sessões do Cine Psiquiatra ocorrerão durante o ano, com data a definir.

Texto: Nathália Lauxen

Escolha uma formação