Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Docentes da Univates promovem atividades em escola de Arroio do Meio

Por Nathália Lauxen

Postado em


Compartilhe

Em parceria com a Escola Estadual de Ensino Médio Guararapes, professores e alunos da Univates desenvolveram, na última sexta-feira, dia 20, atividades que contemplam a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. As práticas envolveram todos os alunos da escola – aproximadamente 700 – e consistiram em medir, a partir dos reflexos do sol, o equinócio de outono.

Professores, alunos e participantes do projeto de extensão da Univates “Desvendando o céu: astronomia no Vale do Taquari” integraram a atividade. Conforme conta a bolsista do projeto Cristine Inês Brauwers, as intenções do trabalho foram a conscientização sobre aspectos do mundo natural, comuns a todos os seres humanos, e a identificação de aspectos próprios de cada localidade geográfica, relacionando semelhanças e diferenças culturais e sociais.

No pátio da escola foi fixada uma haste e, a partir disso, de 30 em 30 minutos, foi medida a sombra dessa haste. Depois de diversas marcações, foi possível determinar  a linha leste e oeste. Perpendicular a essa linha, foi feita a marcação norte e sul. Além dessas coordenadas geográficas, foi possível determinar a latitude da cidade de Arroio do Meio, que é de cerca de 30º.

Segundo Cristine, o equinócio de outono marca o início do outono. No dia 20 de março, os dias e as noites duram 12 horas. “Após, no hemisfério Sul, há diminuição do período de iluminação solar, até chegar no máximo da declinação solar, chamada de solstício de inverno – caracterizando o período do inverno em nosso hemisfério”, explica. Além desse, ocorre um equinócio em setembro,quando o eixo de rotação da terra é perpendicular ao plano de sua órbita em torno do Sol e os hemisférios Sul e Norte recebem a luz solar igualmente, ou seja, o sol passa exatamente sobre a Linha do Equador.

A partir do equinócio de primavera, os dias começam a ser mais longos, evidenciando o início do verão. Nos dias de equinócio, o Sol nasce e se põe exatamente no leste e no oeste, respectivamente, e o seu ponto mais alto no céu proporciona a menor sombra possível, chamada de meio-dia solar. “No Equador, não haverá sombra alguma ao meio-dia desses dias. É o meio-dia local, não necessariamente às 12h do relógio” completa Cristine.

Texto: Nathália Lauxen

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar

Escolha uma formação

Escolha uma formação

Graduação presencial

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Graduação à distância - EAD

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Cursos Técnicos

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Mestrados e Doutorados

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Especializações/MBA

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Cursos de Idiomas e Educação Continuada

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.