Autoridades e comunidade prestigiam inauguração do CTPPA

Por Nathália Lauxen

Postado em

A cerimônia de inauguração do Centro Tecnológico de Pesquisa e Produção de Alimentos (CTPPA), integrado ao Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates), ocorreu nesta sexta-feira, dia 20, e atraiu autoridades da região e da Serra – o secretário do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego de Caxias do Sul, Francisco Spiandorello -, além de empresários e pessoas da comunidade em geral. O evento consistiu em oficializar o funcionamento do CTPPA e promover uma visitação guiada aos laboratórios do centro.

Durante seu pronunciamento, o reitor da Univates, Ney José Lazzari, agradeceu a presença de todos e salientou que mais de 300 empregos foram gerados direta ou indiretamente a partir da construção do Tecnovates. Ele relembrou necessidades citadas, na década de 90, pelo Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), como a de investir em laboratórios e equipamentos da área alimentícia. “Hoje é mais um tijolo nesta construção”, ressaltou.

Lazzari também destacou a importância da relação entre os governos federal, estadual e municipal com as empresas e com a Univates. “A confiança e a interação entre os órgãos públicos e as organizações fazem com que as coisas aconteçam. Podemos comemorar as etapas que conseguimos realizar.” O reitor ainda enfatizou que, para a Instituição, é uma honra ser protagonista na criação de condições para o desenvolvimento de pessoas e da região, a qual propõe desafios e ajuda a superá-los.

Conforme a coordenadora científica do Tecnovates, Simone Stülp, em 20 anos ela espera se deparar com uma região modificada, com empresas que tenham algum vínculo com o parque. “Queremos participar do desenvolvimento da região, do estado, do país e de outras nações”, projeta.

Após a solenidade, interessados em conhecer a estrutura e projetos do CTPPA participaram da visita guiada aos laboratórios de Química de Alimentos, Gerenciamento de Resíduos e Energias Alternativas, Biotecnologia de Alimentos, Microbiologia de Alimentos, Central de Análise Instrumental e Micro Usina de Leite.

Detalhes sobre o CTPPA podem ser obtidos pelo telefone (51) 3714 7000, ramal 5956.

Projetos desenvolvidos no CTPPA
- “Pré-produção de hidrolisados proteicos e avaliação de vermicompostagem vertical em solos contaminados com metais pesados”, coordenado pela doutora Lucélia Hoehne em parceria com a empresa Bidatek

- “Seleção, identificação e caracterização de micro-organismos para uso na elaboração de produtos lácteos”, coordenado pela doutora Cláucia Volken de Souza em parceria com a empresa Launer Química

- “Bioecologia e controle de ácaros (ACARI) associados a produção de ovos comerciais no Vale do Taquari, Rio Grande do Sul”, coordenado pelo doutor Noeli Juarez Ferla com a Granja Cageri

- “Estudo químico, biológico e tecnológico de Moringa oleifera Lam”, coordenada pelo doutor Eduardo Ethur com a empresa Gileade Lab

- “Análise da sinergia de diferentes substratos na produção de biogás”, coordenado pelo doutor Odorico Konrad com as empresas Ecocitrus e NaturOvos.

Texto: Nathália Lauxen

Escolha uma formação