Univates é polo de aulas gratuitas da área matemática

Por Tuane Eggers

Postado em

Pelo segundo ano consecutivo, a Univates foi credenciada ao programa Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo (POTI), que busca oferecer treinos gratuitos para estudantes que participarão das competições olímpicas de Matemática. Na tarde desta sexta-feira, dia 20, foi realizada a primeira aula do ano.

A iniciativa prossegue durante os próximos dez meses e conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (INPA-RJ). A atividade recebeu a inscrição de 28 estudantes, oriundos do Colégio Sinodal Gustavo Adolfo, de Lajeado; Escola Estadual de Ensino Fundamental Antônio de Conto, de Encantado; Escola Municipal de Ensino Fundamental Arco-Íris, de Imigrante; e Escola Municipal de Ensino Fundamental João Beda Körbes, de Arroio do Meio.

Durante as aulas, serão ensinados conteúdos de Álgebra, Teoria de Números, Geometria e Combinatória, ministrados pelo professor doutor Claus Haetinger e pelo mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) da Univates Roberto Stenio Albuquerque. De acordo com o professor Haetinger, a ideia é melhorar o desempenho dos estudantes para as competições nacionais da área matemática.

Os alunos atendidos estão entre o 5º e o 9º ano do Ensino Fundamental. “A intenção é trabalhar com os menores para que tenham um bom desempenho no futuro, quando estiverem no Ensino Médio”, explicou Haetinger. Para avaliar os polos que oferecem a atividade, são realizados, periodicamente, testes simulados com os alunos participantes. “Nós fomos avaliados no ano passado e tivemos um ótimo desempenho. Fiquei muito feliz”, completou o professor.

Existem 18 polos em todo o Brasil, sendo que a Univates está entre os dois da região Sul, ao lado apenas de outro localizado em Porto Alegre. A atividade integra as ações do projeto de extensão da 18ª Olimpíada Matemática da Univates, da Olimpíada Brasileira de Matemática e da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação