Univates inaugura centro tecnológico na área alimentícia

Por Nicole Morás

Postado em

A Univates inaugura, no dia 20, o Centro Tecnológico de Pesquisa e Produção de Alimentos (CTPPA), um espaço que integra o Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates) e reúne cinco laboratórios voltados às áreas alimentícia e ambiental. A cerimônia inicia às 17h, no Tecnovates (Rua Avelino Tallini, 171, Prédio 20, Lajeado). O secretário estadual Fábio Branco, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, deve participar do evento.

O Centro Tecnológico é formado pelos laboratórios de Química de Alimentos, Gerenciamento de Resíduos e Energias Alternativas, Microbiologia de Alimentos, Biotecnologia de Alimentos, Micro Usina de Leite e Central de Análise Instrumental.

De acordo com a coordenadora científica, Simone Stülp, o acesso ao CTPPA é realizado por meio de projetos de pesquisa na modalidade de interação Universidade-Empresa, conforme edital de fluxo contínuo do Tecnovates, nas áreas prioritárias de Microbiologia de Alimentos; Química de Alimentos; Biotecnologia de Alimentos; Resíduos na Área de Alimentos e Energia Renovável. “Atualmente estão em desenvolvimento cinco projetos”, afirma Simone.

Mais informações sobre o CTPPA e sobre a inauguração podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714 7000 ramal 5956.

Conheça os projetos desenvolvidos no CTPPA
- “Pré-produção de hidrolisados proteicos e  avaliação de vermicompostagem vertical em solos contaminados com metais pesados”, coordenado pela doutora Lucélia Hoehne em parceria com a empresa Bidatek

- “Seleção, identificação e caracterização de micro-organismos para uso na elaboração de produtos lácteos”, coordenado pela doutora Cláucia Volken de Souza em parceria com a empresa Launer Química

- “Bioecologia e controle de ácaros (ACARI) associados a produção de ovos comerciais no Vale do Taquari, Rio Grande do Sul”, coordenado pelo doutor Noeli Juarez Ferla com a Granja Cageri

- “Estudo químico, biológico e tecnológico de Moringa oleifera Lam”, coordenada pelo doutor Eduardo Ethur com a empresa Gileade Lab

- “Análise da sinergia de diferentes substratos na produção de biogás”, coordenado pelo doutor Odorico Konrad com as empresas Ecocitrus e NaturOvos.

Texto: Nicole Morás

Escolha uma formação