Diferentes técnicas em exposição nos Espaços Arte

Por Nicole Morás

Postado em

O câmpus da Univates recebe novas exposições neste mês. Organizadas pelo Núcleo de Cultura e Eventos, as mostras apresentam variadas técnicas de expressão artística, como a fotografia, a pintura e as charges. No Espaço Arte 3, até o dia 15 de março, a exposição “Detalhe & Devaneio”, da artista Rafaella Luisa Scheid, de Arroio do Meio, apresenta pinturas em tela com tinta óleo de imagens reais e virtuais que mexem com os sentimentos, florescem na memória, rodeiam o dia a dia ou simplesmente surgem da psicodelia da imaginação.

Após essa mostra, de 17 a 31 de março, o espaço recebe um emaranhado de artes em charges, cartoons, tirinhas e histórias em quadrinhos reunidas em “UAT? Explosão na ponta do lápis: Charges, Quadrinhos e outras cositas más!” Trata-se de artes organizadas por Elifas de Vargas que expõem o cotidiano nosso de cada dia, interpretado por diversos personagens. Charges políticas também fazem parte do acervo, além de tirinhas e cartoons. Tudo isso em traços divertidos e de estilo próprio.

Já a fotografia ganha espaço no Espaço Arte 7, até 17 de março, com a exposição “Trabalho e subjetividade: narrativas fotográficas”, organizado por Priscila Pavan Detoni, de Porto Alegre. A mostra apresenta narrativas fotográficas de diversas profissões, permeadas por imagens que expressam conceitos como a centralidade, precarização e reconhecimento do trabalho. O objetivo é propor uma reflexão sobre o significado da atividade laboral na vida do sujeito contemporâneo e as respectivas implicações nos processos psicológicos de saúde-adoecimento.

Com o título de “Enigmas”, a exposição no Espaço Arte 8 reúne fotos aos poemas de Everton Quadros Amaral, de 6 a 25 de março. A obra foi criada a partir da ideia de Everton de desafiar amigas a criarem imagens que ilustrassem o sentimento reagente dos poemas. O resultado é o canal entre a foto e a escrita, possibilitando fazer o caminho contrário ao leitor, mostrando primeiro a interpretação em cena e depois a leitura.

A visitação é gratuita e aberta a todos os interessados. Detalhes podem ser conferidos com o Núcleo de Cultura e Eventos, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5945, ou pelo e-mail nucleodecultura@univates.br.

Texto: Nicole Morás

Escolha uma formação