Otimização do trânsito motiva novo modelo de estacionamento

Por -

Postado em

Dados de novembro de 2014 publicados pelo Detran/RS revelam que o Rio Grande do Sul possui, hoje, seis milhões de veículos em circulação. Em Lajeado, cidade-polo do Vale do Taquari, são 58 mil veículos para uma população de aproximadamente 78 mil pessoas. Com esses números, o município tem um dos maiores índices de motorização do Estado, considerando-se as cidades com mais de 30 mil habitantes.

Hoje, cerca de 40% dos estudantes da Univates se deslocam até a Instituição utilizando veículo particular. Conforme levantamento realizado pelo setor de Engenharia e Manutenção da Instituição em 2014, uma média de dois mil veículos circula diariamente pelo câmpus.

A Univates entende que a adoção do estacionamento pago, no primeiro semestre de 2015, atende a um fenômeno urbano mundial e tem como objetivos reduzir a circulação de veículos e otimizar o uso das vias e das áreas destinadas a estacionamento. A medida visa, também, a dar a devida segurança patrimonial aos usuários e à própria Instituição, sem responsabilizar nem onerar a totalidade da comunidade acadêmica.

Nos últimos anos, a Univates foi acionada judicialmente em diversas oportunidades devido a ocorrências de furtos, roubos ou danos a veículos estacionados em suas áreas. Mesmo com algumas controvérsias, ultimamente a Justiça tem entendido que, cobrando ou não pelo estacionamento, a Instituição é responsável pelo patrimônio de terceiro que utiliza seus espaços, razão pela qual tem que ressarcir os proprietários na ocorrência desses eventos.

A Instituição entende que, se deve assumir a responsabilidade pela guarda e vigilância desse patrimônio, então que essa responsabilidade seja custeada por quem de fato a usa, e não por toda a comunidade acadêmica. Com o estacionamento pago, as eventuais reclamações e indenizações serão suportadas pelas receitas geradas pelo próprio estacionamento.

Assim, após concorrência aberta pela Instituição, contratou-se a empresa Allpark Empreendimentos, Participações e Serviços S.A. – Estapar, que realiza o mesmo serviço para organizações como Unilasalle (Canoas), Beira Rio e Arena do Grêmio, tendo, portanto, consolidada experiência nesse ramo. Como terceirizada, assumirá o controle e a responsabilidade sobre os estacionamentos, assegurando o patrimônio dos usuários e, para tanto, cobrando pelo serviço.

Como funcionará o estacionamento:

1.  Antes da implantação definitiva da cobrança, prevista para março/2015, haverá um período de testes, em que serão feitos verificações de fluxos, horários e adequações.
2.  A permanência de até 20 minutos no estacionamento será isenta de pagamento.

3.  O valor do estacionamento foi definido por dia, podendo o mesmo veículo entrar e sair quantas vezes quiser no mesmo dia sem nenhuma taxa extra – aluno que tem aula de manhã e à noite no mesmo dia paga uma tarifa só.

4.  O pagamento mensal garante o acesso liberado em qualquer dia da semana ou horário e em qualquer um dos espaços para estacionamento.

5.  O valor do estacionamento poderá ser pago com cartão de débito ou de crédito ou cobrado via boleto específico, a ser emitido pela empresa terceirizada.

6.  A liberação do ingresso nos estacionamentos será feita com o Cartão Institucional da Univates ou com o ticket do estacionamento.

7.  Os pagamentos dos valores do estacionamento poderão ser feitos em quiosques de autoatendimento ou com atendente, usando o cartão da Univates ou o cartão de débito/crédito.

8.  Outros serviços a serem prestados, além do seguro: troca de pneu, carga de bateria, guincho.

9.  Será implantado sistema de câmeras, que filmará cada veículo no momento da entrada no estacionamento;

10.  Guardas circularão nos espaços destinados aos estacionamentos com o objetivo de coibir qualquer tipo de risco ao patrimônio;

11.  Será implantado sistema on-line que permitirá o acesso por smartphone indicando os espaços e a quantidade de vagas que estão disponíveis.

12.  Quando ocorrer alguma anomalia com o patrimônio, o proprietário do veículo deverá dirigir-se ao balcão do Escritório Central da Estapar, situado no Prédio 9, ao lado do Sicredi.

13.  O estacionamento funcionará nos finais de semana, mas o pernoite só será permitido para professor, funcionário e aluno, quando previamente autorizado.

Tabela de preços do estacionamento:

Tipo Tempo de permanência Aluno Professor Funcionário Programa Univates & Você Visitante
Automóvel Por dia R$ 2,80 R$ 2,80 R$ 2,80 R$ 2,80 R$ 4,00
Por dia, se comprado antecipadamente e no mínimo 10 créditos R$ 2,60 R$ 2,60 R$ 2,60 R$ 2,60 -
Mensal R$ 50,00 R$ 50,00 R$ 50,00 R$ 50,00 -
Motocicleta Por dia R$ 2,10 R$ 2,10 R$ 2,10 R$ 2,10 R$ 3,00
Por dia, se comprado antecipadamente e no mínimo 10 créditos R$ 2,00 R$ 2,00 R$ 2,00 R$ 2,00 -
Mensal R$ 30,00 R$ 30,00 R$ 30,00 R$ 30,00 -
Ônibus e autolotação Cadastrado ISENTO
Não cadastrado Por dia R$ 12,00
Por dia, se comprado antecipadamente e no mínimo 10 créditos R$ 10,00

Observação: o valor para visitante é para quatro horas. A cada período de quatro horas será acrescida nova taxa.

Confira o mapa do câmpus atualizado e envie sua dúvida pelo link http://univates.br/transporte/estacionamento.

Escolha uma formação

Graduação presencial