Incubadas do Tecnovates são selecionadas para Programa Startup RS do Sebrae

Por Nicole Morás

Postado em

Fruto da primeira edição do Startup Weekend Lajeado e incubadas no Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari – Tecnovates, as startups DripChat e Leve-Me foram selecionadas para participar da primeira edição do programa Startup RS, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do Rio Grande do Sul. Dessa forma, elas integram um seleto grupo de 20 novas empresas da área digital que passarão por capacitações relacionadas ao perfil empreendedor, criatividade, modelagem de negócios, testes de mercado, investimentos, marketing digital, pitch para investidores, além de consultorias e mentorias com profissionais de mercado. Também terão a oportunidade de participar de um desafio tecnológico e demoday com investidores.

Sócio da DripChat, Rafael Kochhann explica que o objetivo da startup é facilitar o encontro entre pessoas que desejam praticar a fala em outras línguas. “Estamos desenvolvendo alguns mecanismos para fazer com que essas pessoas se encontrem, se conheçam e possam, por meio da prática em diferentes idiomas, cultivar novas amizades”, explica, afirmando que a ideia vai funcionar como uma rede social, porém com foco bastante específico. Sobre o programa do Sebrae, Kochhann acrescenta que a participação já é válida por permitir que o grupo participe dos programas de capacitação. “Estando entre os 20 selecionados, estamos disputando uma vaga na missão do Sebrae ao Vale do Silício em outubro de 2015”, finaliza.

Já os integrantes da startup Leve-Me viram no projeto do Sebrae/RS uma oportunidade de receber e compartilhar conhecimento, de receber ensinamento sobre como oferecer e estruturar melhor o negócio. Segundo Gustavo Petry, sócio-fundador da empresa, como o incentivo para novos negócios, inovação e empreendedorismo ainda é restrito, o grupo quer aproveitar qualquer ferramenta disponível. “Participar do Startup Weekend Lajeado foi ótimo, nos ajudou a fazer uma ideia virar um projeto e depois um negócio. Por termos cinco cabeças pensando juntas, ainda estamos definindo a melhor proposta de valor. Acreditamos no poder do encontro, da relação entre as pessoas. Com a Leve-Me pretendemos conectar pessoas que querem descobrir novos lugares, fazer amigos, com pessoas que estão dispostas a compartilhar a experiência delas nesses lugares”, explica.

Para o cordenador do Tecnovates, Eloni Salvi, a seleção das duas startup para o programa do Sebrae mostra que elas foram bem escolhidas para serem incubadas da Inovates – Incubadora Tecnológica da Univates. “Isso mostra como elas tem uma ideia de negócio bem estruturadas”, afirma. Como incubadas, as empresas têm como benefício a estrutura e o suporte do Tecnovates. No Startup RS, as empresas lajesdenses foram selecionadas entre 81 candidatas para a primeira edição do programa, uma iniciativa para desenvolver empreendimentos inovadores no Estado.

Programa Sebrae Startup RS

O Programa Sebrae Startup RS conta com parceiros, como as aceleradoras WOW, Estarte.Me e Ventiur, Fundacity Investment Clubs, Tecnosinos e Tecnopuc, Semente de Negócios e Nós Coworking, além da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) e a Associação Gaúcha de Startups (AGS). As startups interessadas em participar do próximo ciclo do Programa, que irá rodar no segundo semestre de 2015, devem acompanhar a abertura das inscrições no site www.sebrae-rs.com.br/startups.

Texto: Nicole Morás

Escolha uma formação