Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Aluna de Design relata experiências de intercâmbio na Inglaterra

Por Nathália Lauxen

Postado em


Compartilhe

Estudante do curso de Design da Univates, Débora Bouvié uniu o desejo de conhecer o mundo com a possibilidade de estudar no exterior. Em 2013, a acadêmica se inscreveu no programa federal Ciências sem Fronteiras, optando por Portugal como destino. Após a aprovação em testes de proficiência em Língua Inglesa, Débora reviu a escolha e decidiu ir para o Reino Unido. “Ter contato com uma língua estrangeira desde cedo é fundamental para facilitar o aprendizado e demonstrar confiança ao realizar esses exames”, conta.

Durante um ano, a jovem estudou Design de Produto na Nottingham Trent University, na Inglaterra. No início da experiência, o idioma e o sistema de ensino surpreenderam-na. Conforme relata, existem menos aulas na instituição e mais estudos por conta própria, além da alta complexidade dos trabalhos e dos termos técnicos em inglês. Apesar dos grandes esforços necessários, Débora integrou uma importante competição de Design e, com sua equipe, venceu. “São necessários muita dedicação e foco, mas os resultados são compensadores”, enfatiza.

Adaptar-se a uma nova cultura não foi problema para a aluna da Univates. Embora mais reservados, segundo ela, os ingleses se comportam de forma prestativa e gentil. As belas paisagens, alternativas de entretenimento de Débora, compensaram o frio e o aspecto cinza do país. Além de conhecer a Inglaterra, ela também viajou para outros 20 países. Entre eles, o México – onde participou de uma escola de verão por três semanas – e a Escandinávia, grande sonho da acadêmica.

Além do domínio de uma língua estrangeira e do aprofundamento técnico na área de estudo, Débora pensa que a vivência no exterior oportuniza o contato com empresas e profissionais do mundo todo, estabelecendo um importante networking. De acordo com ela, a troca de experiências permite crescer pessoalmente e expandir a percepção para novas possibilidades e desafios. “Você volta para casa muito mais ciente do mundo ao seu redor e com novas ideias para melhorar seu próprio país”, ressalta.

De volta ao Brasil desde dezembro de 2014, a estudante aconselha os interessados em realizar intercâmbio a aproveitarem oportunidades e se dedicarem aos estudos. Para o futuro, já faz novos planos: pretende concluir a graduação e se candidatar a uma bolsa de mestrado no exterior.

Texto: Nathália Lauxen

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar

Escolha uma formação

Escolha uma formação

Graduação presencial

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Graduação à distância - EAD

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Cursos Técnicos

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Mestrados e Doutorados

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Especializações/MBA

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Cursos de Idiomas e Educação Continuada

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.