Professora expõe fotografias na mostra Biopoéticas

Por Tuane Eggers

Postado em

A exposição de fotografias intitulada Biopoéticas, de autoria da professora Jane Mazzarino, pode ser conferida, até o fim do mês de janeiro, no Café Barbera, localizado no centro de Lajeado. A mostra é vinculada ao projeto de extensão Comunicação para Educação Ambiental da Univates, atrelado ao Centro de Ciências Humanas e Sociais e ao Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento.

Biopoéticas surgiu da coleção de imagens da natureza clicadas por Jane, expondo devaneios de andanças em meio às paisagens naturais. As coletas visuais mostram troncos, raízes, copas, folhas, animais, nuvens, montanhas, cultivos, espinhos, frutas, sol e flores, além de umidade, névoa, cores, texturas, entre tantas outras observações do ambiente natural. “Com tudo isso talvez desperte devaneios em ti com cheiros, com o murmúrio das águas, com a brisa na pele e o gosto das coletas. Quem dera o faça sentir transportando-se do teu lugar para este lugar teu meu em uma comunicação mediada pela biopoética”, convida Jane.

A professora é jornalista e mestre e doutora em Ciências da Comunicação. Ela conta que experimenta diferentes técnicas artísticas pelo prazer de brincar. Jane escreve poesia, crônica e artigos, fotografa, cria peças em cerâmica, pinta telas, desenha, faz artesanato com panos, papel artesanal e mandalas, trabalha com tear, cria jardins, entre diversas outras atividades.

Novo Velho Urbano pode ser conferida no Sesc Lajeado

A mostra “Novo Velho Urbano” pode ser apreciada, até o fim do mês de janeiro, no Sesc Lajeado, localizado no centro de Lajeado. A exposição explora o ambiente urbano de Lajeado, especificamente a partir da rua Júlio de Castilhos, uma das principais vias da cidade, mesclando o passado e o presente em uma única imagem.

O objetivo das fotografias, manipuladas digitalmente, é estimular uma reflexão quanto aos resultados da interferência urbana no desenvolvimento da cidade de Lajeado. O projeto é inspirado no trabalho dos fotógrafos Seth Taras e Shawn Clover. Esta é uma ação do projeto de extensão comunitária da Univates Comunicação para Educação Ambiental, coordenado pela professora Jane Mazzarino. O projeto está atrelado ao curso de Comunicação Social e ao PPG Ambiente e Desenvolvimento.

Além da reprodução de fotos antigas, são apresentadas imagens que fundem aspectos centenários e contemporâneos da rua Júlio de Castilhos, trabalho idealizado e realizado pelo relações públicas Samyr Paz.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação