Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates reúne Agências Experimentais de Comunicação do RS

Por Tuane Eggers

Postado em


Compartilhe

Com o objetivo de proporcionar espaço para discussão de temas inerentes às funções das agências experimentais de comunicação nas universidades gaúchas, a Univates promoveu, nesta quinta-feira, dia 8, o 5º Colóquio das Agências Experimentais de Comunicação do Rio Grande do Sul. O evento contou com a participação de coordenadores, estagiários, professores e funcionários ligados às agências das instituições Unisc, Unisinos, Feevale, UPF e PUCRS, além da Univates.

Na abertura da atividade, o coordenador do curso de Comunicação Social da Univates e um dos organizadores do evento, professor Flávio Meurer, deu boas-vindas a todos e lembrou o fato ocorrido na última quarta-feira, dia 7, na França. Ele se referiu ao ataque contra a revista francesa Charlie Hebdo, que matou 12 pessoas, como um atentado também contra a liberdade de expressão, salientando a importância de discutir o assunto no âmbito da comunicação.

Em seguida, a professora Daiani Clesnei da Rosa ministrou a palestra “Agência Experimental de Comunicação enquanto laboratório de aprendizagem”. Em sua fala, ela lembrou sobre a mudança que está ocorrendo na área do ensino. “O que estamos vivendo hoje é uma mudança que pode não ser percebida imediatamente, mas que está intrínseca a todas as formas de ensino e de aprendizagem”, explicou.

Ao trazer significados de ensino e conceitos de aprendizagem, Daiani ressaltou que uma agência, para ser experimental, deve ter um intenso processo de ação. Além disso, a professora falou sobre a necessidade de unir, cada vez mais, a teoria e a prática. “Temos que ter uma prática teorizada e uma teoria praticada. Que teoria é essa que estudamos e repassamos aos estudantes na academia, mas que quando é vivenciada na prática, eles percebem que não funciona bem assim?”, questionou ela.

Daiani também abordou mudanças na concepção de ensino e lembrou que a concepção pedagógica de estudante como receptor passivo já não existe mais. “Teremos uma mudança de papéis para o estudante e para o professor também. Tinha uma época que somente o professor dominava o conteúdo, mas agora não. Os conhecimentos estão a disposição de todos, e o professor passa a ser um mediador de conteúdos, desenvolvendo um senso crítico nos estudantes”, afirmou a professora.

Em sua palestra, Daiani também falou sobre pilares importantes para a mudança da concepção de aprendizagem. São eles: aprender a aprender, aprender a ser, aprender a conviver e aprender a fazer. “Nossa existência no mundo está comprometida, e nossa convivência, mais ainda. Estamos um ser humano muito profissionalizado, mas muito pouco humano”, complementou.

No turno da tarde, foram realizadas oficinas de edição de vídeo, de fotografias em movimento e de silk screen. Além disso, também foram promovidos grupos de discussão sobre os desafios das novas diretrizes curriculares para os cursos de Jornalismo, de Publicidade e Propaganda e de Relações Públicas, e discussão sobre a produção experimental das agências e sobre o Colóquio das Agências Experimentais. Após, foi realizada apresentação de cases das agências e dos grupos de discussão.

Texto: Tuane Eggers

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar

Escolha uma formação

Escolha uma formação

Graduação presencial

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Graduação à distância - EAD

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Cursos Técnicos

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Mestrados e Doutorados

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Especializações/MBA

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Cursos de Idiomas e Educação Continuada

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.