Mestrados e doutorado da Univates são destaque em avaliação

Por Tuane Eggers

Postado em

Com base na avaliação realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) no ano de 2013, a Univates está entre os três centros universitários gaúchos que compõem os dez melhores do Brasil. O bom desempenho foi atestado, especialmente, na área da pós-graduação stricto sensu – ou seja, nos cursos de mestrado e de doutorado.

Dos 148 centros universitários analisados pelo estudo, a Univates foi considerada o 4º melhor do Brasil na área de doutorado. Já na parte de mestrado e de graduação, a Instituição foi considerada o 6º melhor centro universitário do país.

O destaque também foi para a área da graduação - a Univates foi considerada o melhor centro universitário do Rio Grande do Sul, superando as médias das notas estaduais e federais. Enquanto a média dos centros universitários do Brasil é de 2,61 e a do estado de 2,94, a nota da Univates foi considerada 3,36.

A pró-reitora interina de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da Univates, professora Maria Madalena Dullius, lembra que a nota é oriunda de um conjunto de informações dos Programas de Pós-Graduação. “A nota envolve infraestrutura, produção intelectual dos docentes e discentes, proposta do curso, recursos financeiros captados de agências de fomento, pesquisas desenvolvidas, proposta curricular, intercâmbios, internacionalização, inserção social, entre outros”, explica.

Além disso, os programas da Univates estimulam os matriculados a concluírem o curso no prazo estipulado nos regimentos e, dessa forma, mantém uma satisfatória proporção entre ingressantes e concluintes. Para a professora, a boa colocação é resultado das condições e do apoio que a Instituição proporciona aos docentes e discentes dos programas. “É resultado do trabalho e dedicação dos docentes nas suas atividades de pesquisa, ensino e orientação. É resultado da seriedade com que os discentes se envolvem nas diferentes atividades inerentes aos programas”, completa Maria Madalena.

Saiba mais

Atualmente, a Univates conta com quatro Programas de Pós-Graduação: Ambiente e Desenvolvimento, Biotecnologia, Ensino e Ensino de Ciências Exatas. São quatro cursos de mestrado e um de doutorado (em Ambiente e Desenvolvimento). Detalhes sobre os cursos e suas linhas de pesquisa podem ser conferidos no site www.univates.br/pos-graduacao.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação