Aluno de Engenharia Civil relata vivência de intercâmbio nos Estados Unidos

Por Tuane Eggers

Postado em

Cerca de 30 estudantes da Univates foram selecionados, somente no ano de 2014, para estudar em outro país por meio do programa federal Ciência sem Fronteiras. Entre eles, está o acadêmico Gilberto Batisti Junior, de 20 anos, do curso de Engenharia Civil, que estuda em Washington, nos Estados Unidos, e conta detalhes sobre sua vivência internacional.

Natural de Nova Bréscia, o estudante deixou, no mês de junho, a cidade de Arroio do Meio para estudar por dois semestres na The Catholic University of America. “O desafio da chegada foi intenso. Foi preciso adaptar-me à língua e ao modo de viver dos americanos. Aqui todos jovens falam muito rápido, mas em relação aos professores o idioma não é problema, pois eles falam de uma maneira que dá para entender”, explica Gilberto. Conforme ele, o povo americano tende a ser receptivo, mas ainda está longe da hospitalidade conhecida no Brasil.

Gilberto afirma que em sua universidade há poucos alunos estrangeiros, então a maioria de seus amigos são americanos. “Eu moro no câmpus da universidade e tenho aula todos os dias, em turnos variados. O que mais me cativa é a variedade de atrações que encontro por aqui. Posso visitar diversos lugares interessantes sem ter que viajar. Washington é um lugar perfeito, uma cidade muito limpa e organizada”, ressalta.

Segundo o acadêmico, os estudos na universidade americana também são diferentes do que se costuma encontrar no Brasil. Ele teve a oportunidade de escolher uma área específica dentro de seu curso e optou por Gerenciamento de Projetos. Gilberto está frequentando as aulas juntamente com alunos de mestrado da universidade. “Aqui minhas turmas são pequenas, com no máximo 15 alunos, o que deixa as relações na sala de aula ainda mais práticas. Todos os professores me conhecem por nome desde a primeira semana, e ainda mostram preocupação em saber como estamos aprendendo, o que torna o conteúdo difícil algo descomplicado”, salienta Gilberto.

Além dos estudos, o aluno também está aproveitando a oportunidade para viajar. No último verão, o destino foi a Flórida. Já o período do Natal, Gilberto passou na Califórnia, enquanto Las Vegas foi o destino de fim de ano. “Quando voltar ao Brasil, já terei contatos de quase todos estados para poder conhecer também. Após encerrar o próximo semestre, farei um estágio em uma empresa daqui para poder aplicar o conhecimento adquirido e levar novidades para minha área no Brasil”, completa o estudante, que tem retorno programado para o mês de agosto de 2015.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação