Univates estabelece normas para cobrança de estacionamento

Por Nicole Morás

Postado em

Para melhorar o atendimento e facilitar o trânsito interno na Univates, o estacionamento dentro do câmpus passará a ser cobrado a partir do primeiro semestre letivo de 2015. Antes disso, o local recebe as adequações para receber o sistema de cancelas e guaritas, durante um período de testes. A coordenação do sistema será feita pela empresa Estapar e o acesso para alunos, professores e funcionários será com o Cartão Institucional.

Para facilitar o cotidiano de quem frequenta o câmpus, será disponibilizado aplicativo que indicará os locais com vagas disponíveis de acordo com o prédio de destino, além de outras facilidades. Entre as vantagens para o usuário também estarão o controle de acesso automatizado e informatizado; cobertura de seguro para roubo, furto e colisão, garantindo o patrimônio dos usuários; serviços de primeiros socorros mecânicos, como carga de bateria, troca de pneu e combustível; e o monitoramento de 100% dos acessos com gravação digital, para auxiliar na vistoria prévia dos veículos, como também em caso de ocorrência de sinistros.

Conforme o contrato com a empresa que administrará o estacionamento, estará isento do pagamento o usuário que frequentar o local por até 20 minutos e não haverá cobrança de veículos de transporte coletivo previamente cadastrados. Para alunos regulares, professores e funcionários que optarem pelo pagamento mensal, os mensalistas, não haverá limite de acessos diários ou mensais. A tabela de preços inicialmente estabelecida será de:

Valor antecipado R$ (mínimo 10 créditos)

Valor R$

Automóveis (alunos, professores, funcionários e cadastrados no Univates & Você)

2,60 (dia)

R$ 2,80 (dia)

Automóveis - visitantes

R$ 4,00 (a cada 4h)

Motocicleta (alunos, professores, funcionários e cadastrados no Univates & Você)

2,00 (dia)

R$ 2,10 (dia)

Motocicletas - visitantes

R$ 3,00 (a cada 4h)

Ônibus e autolotações não cadastrados

10,00 (dia)

R$ 12,00 (dia)

Mensalistas - alunos regulares, professores, funcionários

R$ 50,00 (mês)

Durante os meses de janeiro e fevereiro, o câmpus deverá ser cercado e receberá a infraestrutura necessária, como guaritas. Esse será um período de testes, e o sistema deve entrar em vigor no primeiro semestre de 2015.

Texto: Nicole Morás

Escolha uma formação