Novos índices divulgados pelo MEC destacam qualidade da Univates

Por -

Postado em

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, recentemente, novos resultados de avaliações de cursos de ensino superior referentes ao ano de 2013. Com base nos resultados do Conceito Preliminar de Curso (CPC), do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e do Índice Geral de Cursos (IGC), três cursos da área da saúde da Univates se destacaram e estão entre os cinco melhores colocados no Rio Grande do Sul. Com esses novos índices, a Univates também é considerada a terceira melhor instituição da região Sul do Brasil e a sétima melhor do Brasil entre Universidades e Centros Universitários privados.

O curso de Educação Física – Bacharelado atingiu a maior nota entre os cursos da Instituição avaliados e em relação aos demais cursos do estado, sendo considerado o melhor do RS. Para o coordenador, Leonardo de Ross Rosa, o sentimento frente ao resultado é de muita alegria, mas, acima de tudo, de dever cumprido, de reconhecimento ao empenho não só da coordenação, mas de um grupo de professores que comprou uma ideia de buscar fazer o melhor, e que corre diariamente atrás do ideal de fazer do bacharel de Educação Física da Univates o melhor profissional que vai chegar ao mercado.

“Temos um grupo de profissionais que aceita e encara desafios como forma de motivação, e isso faz com que todos os dias tenhamos a recompensa. O ambiente de trabalho e os investimentos da Instituição são invejáveis e o apoio da reitoria e principalmente da direção do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, na pessoa da professora Magali Grave, fazem a missão bem mais tranquila. Somando isso a um corpo discente interessado e comprometido, os resultados são consequência”, afirma o coordenador.

Já os cursos de Biomedicina e de Nutrição ocupam a quinta posição no estado, atrás, principalmente, de universidades federais. Para a recém-diplomada Thalita Schneider Grün, é um grande orgulho poder dizer que fez a escolha certa, há cinco anos, quando optou pela Univates para ser a sua instituição de ensino superior e, assim, buscar formação naquilo que decidiu se tornar na vida: biomédica. “O curso dispõe dos laboratórios mais avançados em termos de tecnologia, bem como de professores altamente capacitados e preparados, que sempre buscaram exemplificar a teoria com acontecimentos do dia a dia”, afirma.

Thalita acrescenta que, durante a graduação, o que mais despertou o seu interesse foram as aulas voltadas para a correlação clínico-laboratorial. “Isto é, o estudo de casos clínicos com a interpretação de resultados. Por isso, hoje, já formada, e com habilitação em patologia clínica, posso dizer que me sinto realizada por auxiliar e contribuir para a promoção da saúde e a propagação dos conhecimentos da Biomedicina”, conclui a diplomada.

Professora do curso de Nutrição, Patrícia Fassina afirma que, entre os diferenciais que contribuem para esse excelente resultado, está a formação dos professores entre mestres e doutores que buscam se qualificar cada vez mais para trabalhar as disciplinas que envolvem o curso de Nutrição, a fim de formar profissionais diferenciados. “O curso também disponibiliza aos seus estudantes laboratórios equipados, nos quais são realizadas aulas práticas, contribuindo para a construção do conhecimento significativo, com o objetivo de proporcionar melhor preparo para o mercado de trabalho”, acredita. Ela afirma ainda que os estudantes também praticam o atendimento ambulatorial em um moderno laboratório de avaliação nutricional, onde podem aplicar seus conhecimentos de forma integral. “Importante ressaltar também o interesse frequente dos alunos em buscar o conhecimento, pois sem este nada seria possível. Como professora, tenho a dizer que é uma imensa honra fazer parte deste curso e desta Instituição. Todos os professores, alunos e funcionários trabalharam com dedicação para contribuir com a qualidade do curso e melhorá-la, a fim de conquistar o título do 5o melhor curso de Nutrição do estado”, conclui.

Diante de todos os resultados e com nota 4 no IGC, num índice que vai de 1 a 5, a Univates fica avaliada como uma instituição com diferencial de qualidade, mantendo esse desempenho nos últimos quatro anos.

Cursos avaliados em 2013

CPC (escala de conceitos: 1 a 5)

Biomedicina

Educação Física – Bacharelado

Farmácia

Sobre os indicadores
O IGC é um indicador de qualidade que avalia as instituições de educação superior. Ele é calculado anualmente. A nota inclui a média ponderada dos Conceitos Preliminares de Curso e os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável por avaliar os programas de pós-graduação das instituições.

O CPC avalia os cursos superiores e determina a renovação de reconhecimento de um curso de graduação. Ele é obtido no ano seguinte ao da realização do Enade de cada área, com base na avaliação de desempenho de estudantes, corpo docente, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e demais itens.

O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia o desempenho dos estudantes a partir dos resultados obtidos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, realizado com alunos concluintes dos cursos avaliados, que fazem uma prova constituída de formação geral e componente específico de cada área avaliada. Todos os indicadores variam entre 1 e 5 (no máximo).

Escolha uma formação

Graduação presencial