Intercâmbio de estudantes na Univates é recorde em 2014

Por Nathália Braga

Postado em

Durante os dois semestres deste ano, 87 estudantes da Univates participaram de intercâmbio acadêmico de um semestre. No mesmo período, a Instituição recebeu 47 intercambistas vindos de seis países da América do Sul e Europa. Conforme a Assessoria para Assuntos Interinstitucionais e Internacionais (AAII), os números são recordes desde a implantação do intercâmbio na Univates. “Isso é reflexo da importância da internacionalização, a qual vem sendo percebida, cada vez mais, pela comunidade acadêmica”, destaca a gerente da AAII, Viviane Bischoff.

No primeiro semestre, dos 48 acadêmicos da Instituição que estudaram no exterior, 27 viajaram por meio dos convênios da Univates com universidades estrangeiras localizadas no Canadá, Suécia, Portugal, Espanha, Colômbia, Argentina, Chile e Inglaterra. Cinco alunos foram contemplados com a bolsa de estudos do Santander, com destino ao México e Espanha. Pelo programa federal Ciências sem Fronteiras (CsF), 14 estudantes foram selecionados para estudar no Canadá, Estados Unidos, China, Irlanda, Austrália, Alemanha, Coreia do Sul e Reino Unido. E, pelo convênio com a Escuela Pedagógica Experimental (EPE), dois alunos foram à Colômbia.

Já no segundo semestre, dos 39 acadêmicos que realizaram intercâmbio, 23 estavam vinculados aos convênios institucionais que os levaram a Portugal, Canadá, Colômbia e Argentina. Os demais, 16 alunos, conquistaram bolsas de estudos pelo CsF para o Canadá, Estados Unidos, China, Irlanda, Austrália, Alemanha, Coreia do Sul e Reino Unido.

Recebidos pela Univates no semestre 2014A, 29 estudantes desfrutaram da experiência de intercambista. Vindos da Espanha, Colômbia, Suécia, Argentina, Portugal e Alemanha, puderam conviver com nova cultura e acumular conhecimentos científicos aprendidos na Univates. Durante o segundo semestre, a Instituição recepcionou 18 acadêmicos oriundos de Portugal, Colômbia e Argentina.

“O intercâmbio me fez crescer”

Com embarque de volta à Europa marcado para 18 de dezembro, a intercambista Cátia Pereira Neves deixa a Univates para retornar à sua cidade, Leiria, em Portugal. Conforme conta a estudante de Marketing, que cursou disciplinas em comum com o curso de Administração, a estrutura e qualificação dos docentes da Instituição a surpreenderam. “Já haviam falado muito bem da Univates, mas nunca esperei encontrar uma instituição espetacular como essa. Os laboratórios são ótimos e os professores são qualificados e provocam cada um a descobrir seu potencial e estimular sua criatividade. Eles são amigos dos alunos, uma relação que não temos em Portugal”, ressalta.

Entre os aprendizados frutos da convivência com os conterrâneos e outros intercambistas – colombianos e argentinos –, Cátia destaca que aprendeu um novo idioma: o espanhol. Além disso, a portuguesa enfatiza a importância da troca de culturas entre pessoas de diferentes nacionalidades. “Eu cresci como pessoa com essa experiência, e levo comigo um pouco de cada cultura de cada país.”

A inauguração do Laguinho da Univates chamou a atenção de Cátia e se tornou o local preferido da estudante. O contato com a natureza e a existência de um espaço para relaxar e conversar a encantaram.

Durante o semestre, a intercambista conheceu e conviveu com os funcionários do Setor de Marketing e Comunicação da Univates. Acompanhou a equipe de Relacionamento durante visitas às escolas da região e superou o receio de falar em público. “Eu tinha medo de conversar em público, mas participei de uma palestra para mais de cem alunos. Percebi que tudo isso melhorou minha comunicação”, afirma Cátia.

Texto: Nathália Braga

Escolha uma formação