Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Em apresentação, estudantes debatem clínica psicológica contemporânea

Por Tuane Eggers

Postado em


Compartilhe

Com o objetivo de discutir a clínica psicológica na atualidade, estudantes da disciplina de Clínica Psicológica VI: Contribuições Contemporâneas, do curso de Psicologia da Univates, apresentaram, na manhã desta sexta-feira, dia 12, trabalhos desenvolvidos durante o semestre. A atividade, intitulada “Aula aberta por uma clínica...”, envolveu seis apresentações, que abordaram as questões norteadoras da disciplina: O que consiste um corpo? Em que consiste um mal-estar? O que quer o desejo?

Na abertura do evento, o professor da disciplina, Cristiano Bedin da Costa, falou sobre a importância de criar um espaço como este dentro das universidades. “O papel de uma universidade não é exigir que as pessoas estejam ali, mas sim, possibilitar espaços que lhes permitam criar, refletir e aprender. E este espaço tem esse objetivo, pois ninguém foi obrigado a estar aqui”, ressaltou.

A partir dos temas norteadores, foram apresentados os trabalhos: “O espetáculo da vida e da morte”, “O mal-estar no corpo”, “A arte que move a alma”, “Medicamentalização do mal-estar contemporâneo” e “Suicídio: (des)caminho do desejo”. O primeiro grupo abordou questões como selfies e a necessidade de exibição nas redes sociais; a espetacularização da felicidade; a relação entre tempo, pressa e depressão; a intolerância ao tempo de luto; entre outros.

Além disso, o grupo trouxe conceitos sobre a imagem do corpo; sobre formas de tornar-se singular em meio à multidão, como é o caso das tatuagens; e, por fim, sobre a ideia do corpo ser algo repleto de virtualidades e de conceitos: um corpo em suspensão. Já o segundo grupo optou por uma apresentação mais conceitual. Para falar sobre o tema “O mal-estar na sociedade”, os estudantes resolveram fazer com que os participantes o sentissem na própria pele. Durante os dez minutos destinados para cada fala, o grupo vendou os participantes e prendeu seus braços para trás das cadeiras, em uma sala em silêncio e escuridão.

O terceiro grupo, que abordou a questão da arte, trouxe conceitos e breve história da arte, citando as mãos e o cérebro como as principais ferramentas corporais nas atividades artísticas, além da importância da consciência. Durante a apresentação, os estudantes citaram as questões norteadoras da disciplina e relacionaram com o seu tema. Os integrantes também abordaram as diferentes formas de expressão artística. Após todas as apresentações, foram realizados debates e desdobramentos sobre os assuntos propostos.

Texto: Tuane Eggers

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar

Escolha uma formação

Escolha uma formação

Graduação presencial

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Graduação à distância - EAD

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Cursos Técnicos

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Mestrados e Doutorados

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Especializações/MBA

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Cursos de Idiomas e Educação Continuada

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.