Bolsista de Ciências Biológicas recebe distinção em fórum de pesquisa

Por Tuane Eggers

Postado em

O bolsista de iniciação científica Juciano Salvini recebeu distinção no XIII Fórum da Faculdade Porto-Alegrense (Fapa), realizado no dia 29 de novembro. O trabalho apresentado na ocasião foi “Identificação florística arbórea em área de preservação permanente de curso d'água de propriedades leiteiras do Vale do Taquari/RS”. A premiação ocorreu no último sábado, dia 6, em Porto Alegre.

Juciano é bolsista do projeto “Sustentabilidade ambiental de propriedades rurais que trabalham com produção leiteira no Vale do Taquari/RS” da Univates, coordenado pela professora Claudete Rempel. Sua pesquisa, em colaboração com o bolsista Douglas Pessi, auxilia a dissertação da mestranda Eloísa Markus, do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento.

O estudante de Ciências Biológicas conta que, após ficar três anos afastado dos estudos, retornou para o curso em 2012 e optou por se especializar na área de botânica. “Tive o prazer de ter aulas com a professora doutora Elisete Freitas, que fez eu me apaixonar pelas plantas. Em 2013, conheci o amante de plantas e meu grande amigo Jonas Bica. Ele me indicou trabalhar em um projeto voltado a isso”, explica Juciano.

O acadêmico afirma que ficou contente ao receber a distinção pela apresentação do trabalho. “Fiquei muito feliz por este ser o meu primeiro mérito. Quero agradecer, especialmente, à professora Claudete, ao Jonas Bica, à Eloísa Markus e ao Douglas Pessi e a todos os participantes do projeto, pois sem eles esse trabalho não seria reconhecido”, completa Juciano.

Saiba mais sobre a pesquisa

Um dos grandes desafios para a Sustentabilidade Ambiental é a concentração de esforços e estudos para a conservação e possível recuperação de áreas naturais. Destacam-se nesse contexto as Áreas de Preservação Permanente (APP), em especial àquelas localizadas ao longo de cursos d’água, que contribuem de maneira fundamental para o equilíbrio ambiental e com a qualidade da água. Assim, o objetivo do estudo é realizar a identificação florística arbórea de áreas com vegetação das APP’s de curso d’água em propriedades leiteiras dos 36 municípios do Vale do Taquari / RS.

O levantamento já foi concluído em seis propriedades de cinco municípios distintos pertencentes à formação Floresta Estacional Decidual. Foi registrado um total de 112 espécies arbóreas pertencentes a 40 famílias. Foram identificadas 13 espécies exóticas, encontradas com baixa frequência, mas um alto número de indivíduos somente em uma das propriedades.

Verificou-se a ocorrência de cinco espécies comuns às seis propriedades analisadas. Espera-se concluir o levantamento em mais dez propriedades até o final deste ano, podendo com os resultados aperfeiçoar a metodologia de avaliação do índice de sustentabilidade ambiental no Vale do Taquari/RS além de relatar ao produtor rural a importância de se preservar a margem o curso de água, e a manutenção de espécies exóticas nestes ambientes.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação