Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Bolsista de Ciências Biológicas recebe distinção em fórum de pesquisa

Por Tuane Eggers

Postado em


Compartilhe

O bolsista de iniciação científica Juciano Salvini recebeu distinção no XIII Fórum da Faculdade Porto-Alegrense (Fapa), realizado no dia 29 de novembro. O trabalho apresentado na ocasião foi “Identificação florística arbórea em área de preservação permanente de curso d'água de propriedades leiteiras do Vale do Taquari/RS”. A premiação ocorreu no último sábado, dia 6, em Porto Alegre.

Juciano é bolsista do projeto “Sustentabilidade ambiental de propriedades rurais que trabalham com produção leiteira no Vale do Taquari/RS” da Univates, coordenado pela professora Claudete Rempel. Sua pesquisa, em colaboração com o bolsista Douglas Pessi, auxilia a dissertação da mestranda Eloísa Markus, do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento.

O estudante de Ciências Biológicas conta que, após ficar três anos afastado dos estudos, retornou para o curso em 2012 e optou por se especializar na área de botânica. “Tive o prazer de ter aulas com a professora doutora Elisete Freitas, que fez eu me apaixonar pelas plantas. Em 2013, conheci o amante de plantas e meu grande amigo Jonas Bica. Ele me indicou trabalhar em um projeto voltado a isso”, explica Juciano.

O acadêmico afirma que ficou contente ao receber a distinção pela apresentação do trabalho. “Fiquei muito feliz por este ser o meu primeiro mérito. Quero agradecer, especialmente, à professora Claudete, ao Jonas Bica, à Eloísa Markus e ao Douglas Pessi e a todos os participantes do projeto, pois sem eles esse trabalho não seria reconhecido”, completa Juciano.

Saiba mais sobre a pesquisa

Um dos grandes desafios para a Sustentabilidade Ambiental é a concentração de esforços e estudos para a conservação e possível recuperação de áreas naturais. Destacam-se nesse contexto as Áreas de Preservação Permanente (APP), em especial àquelas localizadas ao longo de cursos d’água, que contribuem de maneira fundamental para o equilíbrio ambiental e com a qualidade da água. Assim, o objetivo do estudo é realizar a identificação florística arbórea de áreas com vegetação das APP’s de curso d’água em propriedades leiteiras dos 36 municípios do Vale do Taquari / RS.

O levantamento já foi concluído em seis propriedades de cinco municípios distintos pertencentes à formação Floresta Estacional Decidual. Foi registrado um total de 112 espécies arbóreas pertencentes a 40 famílias. Foram identificadas 13 espécies exóticas, encontradas com baixa frequência, mas um alto número de indivíduos somente em uma das propriedades.

Verificou-se a ocorrência de cinco espécies comuns às seis propriedades analisadas. Espera-se concluir o levantamento em mais dez propriedades até o final deste ano, podendo com os resultados aperfeiçoar a metodologia de avaliação do índice de sustentabilidade ambiental no Vale do Taquari/RS além de relatar ao produtor rural a importância de se preservar a margem o curso de água, e a manutenção de espécies exóticas nestes ambientes.

Texto: Tuane Eggers

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar

Escolha uma formação

Escolha uma formação

Graduação presencial

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Graduação à distância - EAD

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Cursos Técnicos

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Mestrados e Doutorados

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Especializações/MBA

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Cursos de Idiomas e Educação Continuada

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.