Revitalizado, laguinho da Univates é nova opção de lazer no câmpus

Por Nathália Braga

Postado em

Desde a última quinta-feira, dia 4, a comunidade acadêmica pode desfrutar dos deques, áreas de estar, ciclovia e calçadas localizados na área central da parte mais antiga do câmpus da Univates – mais conhecida como “laguinho da Univates”. O espaço, entre os Prédios 9 e 12, sofreu processo de desassoreamento e, por isso, ocorreram intervenções e melhorias relacionadas à revitalização.

Nas margens da lagoa existem diversos animais silvestres, tanto nativos quanto exóticos, que não estão habituados com o contato humano direto. Em decorrência disso, a Instituição orienta alunos, funcionários e professores a evitarem aproximar-se deles, visto que o ataque é uma forma de proteção animal. É permitido o registro fotográfico desses seres, desde que se mantenha distância adequada.

As variações na coloração da água são normais, assim como o aparecimento esporádico de algas verdes e marrons. Isso ocorre por ser um ambiente natural. Para minimizar essas variações, foram colocados peixes no local e são realizadas limpezas periódicas da lâmina d’água. Além disso, são monitorados os pontos de contribuição de água e efluentes tratados.

A mais antiga estação compacta de tratamento de efluentes domésticos, localizada ao lado do Prédio 2 (antiga Biblioteca), encaminha seus efluentes tratados a uma lagoa de estabilização que, posteriormente, encaminha suas águas para o laguinho da Univates. Durante as férias de 2014-2015, será realizada a manutenção do equipamento instalado e de sua rede coletora, procedimento que pode causar transtornos aos frequentadores da Instituição nesse período.

A Univates assegura que a revitalização do laguinho foi pensada para atender às normas ambientais e, principalmente, contribuir com o compromisso ambiental e social com a comunidade na qual se insere. A Instituição espera que o local seja um espaço de convívio harmônico entre homem e natureza e, para que isso ocorra, a Univates conta com a colaboração e o apoio de todos.

Texto: Nathália Braga

Escolha uma formação