Projetos da Univates são premiados em evento do Sinepe/RS

Por Nicole Morás e Tuane Eggers

Postado em

Dois projetos da Univates foram premiados, nesta quarta-feira, dia 3, durante o evento do 66º aniversário do Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe/RS), realizado no Teatro do Prédio 40 da PUCRS, em Porto Alegre. Na ocasião, foram entregues as distinções do 12º Prêmio Destaque em Comunicação, do 9º Prêmio de Responsabilidade Social e do 5º Prêmio Inovação em Educação.

O projeto de extensão Comunicação para Educação Ambiental recebeu o troféu de bronze na categoria “Práticas Eco-responsáveis – preservação e educação ambiental”. De acordo com a professora doutora Jane Mazzarino, que coordena a atividade, o prêmio dá visibilidade estadual ao projeto que é realizado há 8 anos na Univates. “Já interagimos com mais de 11 mil pessoas neste tempo, a partir do debate de questões ambientais. Nossas metodologias se diferenciam conforme os públicos. O Prêmio é importante, não há dúvida, estamos felizes. Mas o mais importante é quando observamos mais pessoas interagindo com o ambiente com mais cuidado”, afirma.

Na categoria “Participação Comunitária”, a Farmácia-Escola da Univates, realizada em parceria com a Prefeitura de Lajeado, também recebeu troféu de prata. Conforme o professor do curso de Farmácia da Univates Luis César de Castro, este projeto já é reconhecido nacionalmente com destaque no ensino e na prática da Racionalidade do Uso de Medicamentos (URM). “Agora destacado pelo Sinepe, a premiação demonstra a ratificação do reconhecimento de nossas práticas inovadoras e aumenta ainda mais a nossa responsabilidade e comprometimento com o Ensino/Aprendizagem dos futuros farmacêuticos e demais estudantes da saúde, assim como com os usuários dos nossos serviços. ”, afirma.

Ambas as distinções integram o 9º Prêmio de Responsabilidade Social do Sinepe, que valoriza projetos de sucesso que beneficiam o bem-estar social e ambiental como os relativos às áreas de Práticas Eco-responsáveis - Preservação e Educação Ambiental, Participação Comunitária e Desenvolvimento Cultural. Este foi o quinto ano seguido que a Instituição é finalista nos prêmios do Sinepe.

Saiba mais sobre os projetos
A ampliação da oferta de medicamentos e o atendimento qualificado e humanizado, que possibilita a integração com a comunidade de Lajeado e da região do Vale do Taquari, são apenas algumas das caractertísticas da Farmáca-Escola da Univates. O projeto é uma parceria com a Prefeitura Municipal de Lajeado e está em funcionamento desde 2011. No local, são realizados de 200 a 250 atendimentos por dia a pessoas que acessam a rede pública de saúde.

Além da entrega de medicamentos, a Farmácia-Escola também oferece serviços de manipulação, dispensação, mensuração de parâmetros clínicos como pressão e glicemia e revisão da farmacoterapia. Com a parceria, a comunidade passou a ter acesso a medicamentos manipulados – dermatológicos, fitoterápicos e homeopáticos – gratuitamente. Em 2012, o local implantou uma lixeira coletora para o descarte adequado de medicamentos, que já recebeu mais de 10 mil unidades de remédios.

Já o projeto de extensão em Comunicação para Educação Ambiental existe desde 2006 e já passou por diversas fases. Seu objetivo é realizar processos de educomunicação socioambiental por meio de metodologias participativas, a fim de aproximar os sujeitos sociais e a comunidade em que se inserem por meio da reflexão crítica sobre a problemática ambiental, de modo a provocar a sensibilização, a adoção de atitudes comportamentais sustentáveis no cotidiano e o exercício da cidadania ambiental.

Entre as atividades desenvolvidas, estão oficinas de educação ambiental em escolas, videodebates e rodas de conversa sobre temas ambientais voltados para a comunidade e cursos sobre a interface entre temas de comunicação, direito à informação e educação ambiental.

Texto: Nicole Morás e Tuane Eggers

Escolha uma formação