Desfile marca abertura de novo espaço de lazer

Por Tamara Bischoff

Postado em

A noite da quinta-feira, dia 4, foi marcada por um desfile na Univates. Estudantes do cursos de Design de Moda realizaram a atividade, aberta ao público, na nova estrutura do laguinho, espaço que foi totalmente revitalizado recentemente. Na ocasião, foram exibidos trabalhos desenvolvidos nas disciplinas de História da Moda II e Desenvolvimento de Coleção II, sob a organização de alunas de Produção de Moda.

A programação teve início com o desfile de História da Moda, que também teve o caráter de concurso. Conforme a professora Cláudia Beatriz Greff Foletto, o principal objetivo do trabalho das alunas de História da Moda é desenvolver o senso crítico e de análise referente às produções de estilistas desde a década de 1920 até os dias atuais. “Inspiradas nisso, elas devem interpretar, criar e produzir de uma até três peças de roupas que componham um look, para que sejam apresentadas como trabalho de conclusão do semestre na disciplina”, explica Cláudia.

O corpo de jurados foi composto pela personal stylist e editora de cadernos especiais do Jornal do Comércio de Porto Alegre, Ana Fritsch, pela representante da marca Malwee, Taís Benedetti, e pela jornalista e locutora na Rádio Light FM 91.7, Rita de Cássia da Silva.

Em seguida, ocorreu o desfile da disciplina de Desenvolvimento de Coleção II. As alunas confeccionaram dois looks que fazem parte de uma coleção por elas preparada ao longo do semestre. As modelos entraram em dupla na passarela, sendo que um look representou o conceito da coleção e o outro a proposta comercial.

Saiba mais sobre a revitalização do “laguinho”

Com mais de 5 mil metros quadrados destinados ao descanso e lazer dos alunos, professores, funcionários e visitantes, a área do “laguinho” da Univates foi revitalizada. As obras, em fase de conclusão, buscam a preservação ambiental e a mínima interferência na vegetação natural que cerca a área.

Com decks que passam sobre a água e ligam, assim como a passarela existente, o Prédio 9 e os Prédios 11 e 12, criou-se novo fluxo de pedestres. Esse espaço contará com bancos e pergolados na área central, a fim de oferecer proteção à incidência solar que será direta para o centro do lago. Com o tempo, os pergolados estarão cobertos com trepadeiras que também contribuirão para a proteção solar.

Conforme o engenheiro da Univates, Robledo Müller, a proposta é inserir o ser humano nesse espaço sem agredir o meio ambiente, dentro dos parâmetros ambientais. “Colocamos peixes e percebemos que os animais que antes lá viviam já estão retornando ao local”, enfatiza.

Texto: Tamara Bischoff

Escolha uma formação