Em workshop, empresários e docentes debatem sustentabilidade e inovação

Por Nathália Braga

Postado em

Promovido pelo Projeto de Extensão Produtiva e Inovação (Pepi) da Univates, um workshop reuniu, nesta quinta-feira, dia 4, empresários e professores para discutir sobre inovação e sustentabilidade. O evento ocorreu no auditório do Prédio 7 e contou com palestras e relatos de proprietários de empresas atendidos pelo projeto.

Os docentes da Instituição Marcos Turatti e Odorico Konrad iniciaram a atividade com a palestra “Inovação e sustentabilidade”. Além de professor, Turatti é coordenador do Pepi e do Projeto Extensão Industrial Exportadora (Peiex) da Univates. Ele ressaltou a possibilidade de uma empresa estar aliada ao meio ambiente e à sustentabilidade, e destacou que as grandes ideias demandam tempo para se formar e são originadas do conflito de palpites. “Temos acesso às informações, o segredo é saber utilizá-las. A inovação só tem validade se tem valor de mercado”, afirmou.

Após foram apresentados como exemplos de sucesso o desenvolvimento das empresas familiares Friomax Indústria de Comércio de Máquinas Ltda., atendida pelo Peiex, e Amalfi Indústria de Alimentos, assessorada pelo Pepi. A Friomax, localizada em Lajeado, foi assistida pelo Peiex em 2013 e atualmente tem uma unidade em Bogotá, na Colômbia. Já a Amalfi, de Cruzeiro do Sul, atende a todo o Rio Grande do Sul e recebeu propostas para expandir as vendas a outros estados.

No turno da tarde, empresas atendidas pelo Pepi realizaram exposição de produtos e participaram de integração. Detalhes sobre o evento podem ser obtidos pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5911.

Texto: Nathália Braga

Escolha uma formação