DA Günter Fleischhut realiza ação pelo Dia Mundial de Combate à Aids

Por Nicole Morás

Postado em

Com o objetivo de informar a comunidade acadêmica sobre a necessidade de prevenção ao vírus HIV, o Diretório Acadêmico do Curso de Medicina Günter Fleischhut, em parceria com o Serviço de Assistência Especializada (SAE) de Lajeado, realizou uma intervenção no câmpus da Univates nesta segunda-feira, dia 1º. A atividade foi alusiva ao Dia Mundial de Combate à Aids. No saguão do Prédio 7, estudantes das duas turmas de Medicina distribuíram fôlderes com informações sobre prevenção e formas de contágio e entregaram preservativos masculinos a quem passava pelo local.
De acordo com a acadêmica Laura Raguzzoni, a ideia da ação surgiu após a realização de uma aula no SAE, onde a médica Sandra Cabral explanou sobre o tratamento realizado com pacientes do município. “A atividade fez parte do módulo de Saúde e Sociedade, em que estudamos sobre o sistema de saúde e temos contato direto com a comunidade, por meio do programa de Estratégia de Saúde da Família do bairro Conservas”, afirmou. Laura acrescentou que as informações podem ajudar a desmistificar a doença. “Com a aula no SAE vimos a importância de derrubar o preconceito e que há formas do portador do vírus viver com qualidade de vida”, concluiu.
Para o próximo ano, a ideia do D.A de Medicina Günter Fleischhut é manter a parceria com o SAE de Lajeado e oferecer o teste rápido para detecção do vírus.

Texto: Nicole Morás

Escolha uma formação