GNVerde é apresentado a alunos de Manutenção Automotiva

Por Nicole Morás

Postado em

O projeto da Univates e da Sulgás que busca pesquisar as propriedades do gás biometano e seu comportamento em veículos automotores foi apresentado a alunos do curso técnico em Manutenção Automotiva, nesta quinta-feira, dia 27, durante uma palestra realizada no auditório do Prédio 20 da Instituição. O objetivo da atividade foi disseminar conhecimentos sobre uma nova alternativa de energia limpa para o setor automotivo.

De acordo com o coordenador do curso técnico Edson Scheuermann, a formação para o ramo de preparação automotiva, visando sempre acompanhar o avanço tecnológico é objetivo do curso. “O aquecimento global e a poluição do ar aumentaram muito no mundo, muitas são as consequências vindas deste problema. O setor automotivo tem grande participação nisso e hoje vamos falar sobre o projeto GNVerde, um tipo de gás combustível que está em testes e poderá ser uma ótima alternativa”, afirmou.

O professor Odorico Konrad, que coordena o Laboratório de Biorreatores da Univates afirmou que o assunto não trata apenas de questões ambientais, mas de uma nova forma de energia. “O intuito de trazer esses assunto é debater o uso que as pessoas da área técnica, como vocês, farão. Precisamos entender o que se faz em nível da Instituição para depois aplicar em larga escala”, afirmou. Ele acrescentou ainda que este é o melhor projeto de biogás estruturado em funcionamento no Brasil, mas que ainda há o que ser melhorado.

A funcionária do Laboratório de Biorreatores Camila Hasan fez uma breve apresentação das atividades do setor e como são realizadas as pesquisas na área. Konrad complementou a fala acrescentando dados de pesquisas realizadas em outros países, como a Alemanha. “Lá eles plantam milho, fazem silagem e colocam no biodigestor para conseguirem biogás. Precisamos atentar para a realidade brasileira e regional. Não seria possível, por exemplo, obter biogás a partir de lodo e dejetos no Agreste, o que é perfeitamente viável aqui”, explicou.

O diretor da usina de compostagem da empresa Ecocitrus, o geólogo Albari Gelson Pedroso deu seguimento à palestra explicando a atuação do Consórcio Verde Brasil, formado pelas empresas Ecocitrus, Sulgás e Naturovos. Ele apresentou a planta de onde é obtido o gás com 96% de metano e a participação de engenheiros na produção de tecnologia e de patentes.

Saiba mais sobre GNVerde
A parceria entre a Univates e a Sulgás busca pesquisar as propriedades do gás biometano e seu comportamento em veículos automotores, visando a realizar análises técnicas e físico-químicas, além da qualificação e quantificação dos dados referentes a economia, emissão de gases para o meio ambiente, eficiência, desempenho e durabilidade.

A produção desse gás tem como base a biomassa (decomposição de produtos orgânicos) – que é justamente uma das pontas do Consórcio Verde Brasil, composto pelas empresas Ecocitrus, Sulgás e Naturovos. A produção desse produto é uma mudança de rota no uso da biomassa dos resíduos agroindustriais de mais de 150 empresas no Rio Grande do Sul.

Texto: Nicole Morás

Escolha uma formação