Decks do “laguinho” receberão desfile de moda

Por Tuane Eggers

Postado em

A nova estrutura do “laguinho” da Univates, que foi revitalizado, receberá uma atividade especial. Com o objetivo de apresentar os trabalhos de estudantes do curso de Design de Moda, na próxima quinta-feira, dia 4 de dezembro, será realizado um desfile de moda nos decks do local. O evento é gratuito e ocorre a partir das 20h.

Na ocasião, serão exibidos trabalhos desenvolvidos por alunas das disciplinas de Desenvolvimento de Coleção II e de História da Moda. De acordo com a professora Cláudia Beatriz Greff Foletto, o principal objetivo do trabalho das alunas de História da Moda é desenvolver o senso crítico e de análise referente aos trabalhos de estilistas da década de 1920 até os dias atuais.

“Inspiradas nisso, elas devem interpretar, criar e produzir de uma até três peças de roupas que componham um look, para que sejam apresentadas como trabalho de conclusão do semestre na disciplina”, explica Cláudia. Após o desenvolvimento das peças, as estudantes participarão de um concurso em que será escolhido o melhor look. “Entre os jurados teremos a participação da personal stylist e editora de cadernos especiais do Jornal do Comércio de Porto Alegre, Ana Fritsch”, comenta a professora.

Segundo ela, a produção do desfile foi organizada pelas alunas de Produção de Moda, sendo a coleção da segunda parte do desfile feita pelas alunas de Desenvolvimento de Coleção II. “Além de apresentar as coleções desenvolvidas, o desfile também busca integrar as alunas para tornarem real os conhecimentos adquiridos em sala de aula”, acrescenta.

Já na disciplina de Desenvolvimento de Coleção, as estudantes criam uma marca, estudam e definem o perfil do público-alvo e seu estilo de vida. Após realizam uma pesquisa de tendências de comportamento de consumo e de moda, definem o tema da coleção e partem para a criação das peças. A criação tem origem no tema de inspiração e no conceito da marca.

Baseadas nisso, as estudantes foram desafiadas a criar um look conceitual, expressando o conceito da coleção, mas também um look comercial. A proposta é que, na passarela, seja mostrado que do look conceitual nasce a proposta para a criação comercial. O evento é aberto a todos os interessados.

Saiba mais sobre a revitalização do “laguinho”

Com mais de 5 mil metros quadrados destinados ao descanso e lazer dos alunos, professores, funcionários e visitantes, a área do “laguinho” da Univates foi revitalizada. As obras, em fase de conclusão, buscam a preservação ambiental e a mínima interferência na vegetação natural que cerca a área.

Com decks que passam sobre a água e ligam, assim como a passarela existente, o Prédio 9 e os Prédios 11 e 12, criou-se novo fluxo de pedestres. Esse espaço contará com bancos e pergolados na área central, a fim de oferecer proteção à incidência solar que será direta para o centro do lago. Com o tempo, os pergolados estarão cobertos com trepadeiras que também contribuirão para a proteção solar.

Conforme o engenheiro da Univates, Robledo Müller, a proposta é inserir o ser humano nesse espaço sem agredir o meio ambiente, dentro dos parâmetros ambientais. “Colocamos peixes e percebemos que os animais que antes lá viviam já estão retornando ao local”, enfatiza.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação