Acervo particular de Dinizar Becker é doado para Biblioteca da Univates

Por Tuane Eggers

Postado em

Cerca de 800 livros que integravam a coleção particular do ex-professor da Univates e uma das principais lideranças da região do Vale do Taquari, Dinizar Becker, falecido no ano de 2003, compõem agora o acervo da Biblioteca da Univates. Com a presença do reitor da Univates, professor Ney Lazzari, na tarde desta quarta-feira, dia 26, foi oficializada a doação do material, concedido pela sua esposa Hildgardes Kerber e pelo seu filho Dinizar Kerber Becker.

Os materiais são de diversas áreas do conhecimento, com destaque especial para as áreas de economia, filosofia, sociologia e história, que eram os principais interesses de Becker. De acordo com Hildgardes, a doação dos livros concretiza a vontade de manter viva a memória do professor. “Não tem sentido deixar esses livros parados, e aqui sei que eles serão utilizados”, ressaltou ela.

A coordenadora da Biblioteca, Ana Paula Lisboa Monteiro, também destacou a importância de receber a doação. “É uma honra receber um acervo de uma pessoa que foi tão importante para a própria construção da Univates. Poder compartilhar os materiais dos quais tirava inspiração com a nossa comunidade acadêmica é gratificante, pois outras pessoas poderão seguir esses ensinamentos”, salientou Ana Paula.

Os livros serão submetidos a um processo de higienização e preparo antes de integrar, oficialmente, o acervo da Biblioteca. Além disso, eles serão especialmente identificados com informações sobre o professor Becker. A previsão é de que sejam disponibilizados para retirada até o início do próximo semestre letivo.

Saiba mais sobre Dinizar Becker

Uma das principais lideranças do Vale do Taquari, o ex-professor e pesquisador Dinizar Becker, falecido em 2003, consolidou o papel dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) e da participação da sociedade no processo de decisão política, tanto em nível regional quanto estadual, tendo inclusive exercido a presidência do Fórum Estadual dos Coredes.

Entre os principais trabalhos desenvolvidos ou coordenados por Becker estão o Plano de Desenvolvimento Integrado do Vale do Taquari (PED), as Políticas de Desenvolvimento para o Vale do Taquari e o Perfil Tecnológico de Setores Industriais do Vale do Taquari. Além disso, ele presidiu o Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) entre os anos de 1995 e 2001.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação