Palestras marcam I Mostra de Trabalhos Acadêmicos de Gastronomia

Por Nicole Morás

Postado em

O curso de Tecnologia em Gastronomia da Univates realizou, nesta segunda-feira, dia 24, sua I Mostra de Trabalhos Acadêmicos, com exposição de banners no hall do Prédio 11 e programação no auditório do mesmo prédio. Com o tema Frutas nativas, a mestra em Desenvolvimento Rural Ana Lúcia Oliveira abordou a economia solidária nas cadeias produtivas de processamento e comercialização de produtos das frutas nativas.

Ela citou como exemplo a rede Encontro de Sabores, um empreendimento da economia solidária que, juntamente com o Centro de Tecnologias Alternativas Populares (Cetap), realiza um trabalho de valorização das frutas nativas nas regiões Norte e Nordeste do Rio Grande do Sul, oferecendo uma série de produtos, como polpas, doces e salgados.

Como não é uma produção em escala, precisamos fazer um trabalho de garimpo, de formiguinha, afirmou Ana Lúcia. Ela ainda conversou com os acadêmicos e afirmou que não há muita pesquisa sobre propriedades dessas frutas nativas, sugerindo temas para a elaboração de trabalhos de conclusão de curso e para pesquisa.

Em seguida, o chef Vico Crocco falou sobre sua trajetória e o gosto pela gastronomia. Fui para a Alemanha aos 19 anos com o objetivo de estudar Engenharia. Comecei a trabalhar em restaurantes como lavador de pratos e garçom. Sempre tive um gosto pela culinária, especialmente por causa da minha avó materna. Até que um dia larguei a Engenharia para ir atrás do que eu gostava, explicou.

Crocco afirmou ainda que cozinhar não é estar apenas no fogão, citando algumas das suas experiências. Ele apresentou ainda o Crocco Studio Design, um espaço que concentra as atividades da família na área do artesanato, design gráfico e gastronomia. Minha cozinha fica em um conteiner, onde procuro sair da mesmice e propor coisas inusitadas. Quero que as pessoas comam com o olhos e tenham assunto, afirmou.

O chef acrescentou que faz trabalhos com fotógrafos na produção de trabalhos que incluam alimentos e com arquitetos para o planejamento de cozinhas gourmets. Ser cozinheiro não é só cozinhar. Podemos ajudar no desenvolvimento de produtos para a cozinha, afirmou, citando trabalhos para a Tramontina e Brinox.

Sobre sua forma de trabalho, Crocco explicou que escolheu não ter restaurante e trabalhar em eventos, além do empreendimento sazonal Bar1/Bar 2, que funciona durante o verão na praia de Atlântida. Ele apresentou ainda como seria o croqui de um prato gastronômico, citando petiscos como exemplo. Sobre os insumos que utiliza, ele disse preferir os orgânicos, embora nem sempre os utilize por falta de disponibilidade. Meu sonho é que houvesse uma Central de Abastecimento de orgânicos, disse ele.

A I Mostra de Trabalhos Acadêmicos do curso de Tecnologia em Gastronomia teve ainda premiação aos melhores trabalhos apresentados pelos estudantes. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5328.

Trabalhos premiados
Bruna Gonatto Controle de produção de alimentos orgânicos pelo Cadastro Nacional
Bruna Nunes Ações para alimentação sustentável em escolas da rede pública.
Marcelo Vargas - Conhecimento e procura por alimentos orgânicos na cidade de Estrela/RS

Texto: Nicole Morás

Escolha uma formação