Professoras participam do IV Encontro Internacional de Ciências Sociais

Por Tuane Eggers

Postado em

As professoras Jane Márcia Mazzarino e Margarita Rosa Gavíria Mejia participaram, entre os dias 18 e 21 de novembro, do IV Encontro Internacional de Ciências Sociais, realizado no município de Pelotas. Na ocasião, as docentes apresentaram o artigo intitulado “Manifestações de conflitos ambientais no 'ativismo pacífico' de ONG's ambientalistas através dos sites”.

O evento buscou promover e aprofundar o debate sobre a constituição dos espaços públicos na contemporaneidade, considerando as diversas formas de organização e de ação coletiva que nele manifestam-se. Além disso, o evento considerou as lutas por reconhecimento dos mais diferentes matizes culturais e identitários, em um cenário de busca por padrões sustentáveis de desenvolvimento, que integrem as dimensões espaciais do local, do regional, do nacional e do global.

As professoras são vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento e ao grupo de pesquisa Práticas Ambientais e Redes Sociais da Univates.

Saiba mais sobre o artigo

Com a rede mundial de computadores e as possibilidades do ambiente virtual, ONG's como Greenpeace Brasil, SOS Mata Atlântica, Instituto Socioambiental (ISA) e WWF Brasil criam, por meio de seus sites, um espaço de difusão de informações, buscando agendar o debate público. Dessa forma, o objetivo do artigo é analisar o posicionamento das ONG's quando noticiam conflitos ambientais, assim como os conflitos entre atores sociais derivados do confronto de posições relativas às ações de combate aos problemas ambientais.

Por meio da análise dos discursos dos textos informativos, percebe-se o exercício do “ativismo pacífico” das ONG's, que visa a reforçar o poder dos fragilizados perante o poder hegemônico dos Estados e o poder econômico de organizações capitalistas.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação