Univates inaugura novo espaço dedicado ao esporte

Por Nicole Morás

Postado em

A bola começa a rolar no Estádio Olímpico da Univates neste sábado, dia 22, quando será inaugurado mais um espaço da Instituição dedicado à prática esportiva e ao ensino. Após a cerimônia oficial, que ocorre às 16h30min, o Troféu Univates/Comung abre as atividades do espaço, que conta com medidas oficiais e gramado certificado pela Fédération Internationale de Football Association (Fifa).

O atletismo olímpico também é um esporte que passa a ser contemplado com a estrutura da Univates, por meio de pista sintética, certificada pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) e apta a sediar competições de nível internacional. Nela, poderão ser realizadas competições em diversas modalidades de atletismo, como salto em distância, salto em altura, arremesso de disco, de dardo e martelo.

De acordo com o gerente do setor de Engenharia e Manutenção da Univates, engenheiro civil Robledo Müller, essa foi a primeira obra da qual a Instituição teve total gerenciamento e administração, principalmente a parte da arquibancada. “Isso quer dizer que não existiu o papel de uma construtora contratando e gerenciando as equipes de trabalho, ou seja, tudo foi feito pela Univates. Isso trouxe um aprendizado representativo para diversos setores, além da Engenharia”, afirmou.

Ele acrescenta que, além de controlar todo o processo, o custo final da obra se torna significativamente menor. “Não é em todas as obras que vamos conseguir trabalhar dessa forma, pois depende muito do tipo de construção, dos prazos e da complexidade. No entanto, isso está alinhado com as principais razões dos nossos setores de apoio: fazer a gestão responsável dos recursos dos alunos”, finaliza.

Além dos ganhos esportivos, o ensino também tem espaço nas 25 salas de aula disponíveis, e algumas, inclusive, já recebem atividades neste semestre. As salas ficam localizadas na parte inferior das arquibancadas, com capacidade para receber 1.920 pessoas, incluindo espaço para pessoas com deficiência.

Sustentabilidade
A água que irriga o campo é proveniente de duas fontes: da chuva, por meio dos telhados do Complexo Esportivo e do reaproveitamento da água do próprio campo, e de um poço artesiano. A cisterna tem capacidade para armazenar 80 mil litros de água da chuva. Müller salienta que essa obra, assim como as demais, reforçam o ideal da Instituição, de sempre buscar a sustentabilidade e a eficiência energética em suas novas edificações.

Texto: Nicole Morás

Escolha uma formação