Livre-se do congestionamento! Configurações podem melhorar o desempenho do seu smartphone

Por Nicole Morás

Postado em

Treze milhões de smartphones foram comercializados somente no Brasil entre os meses de abril e junho deste ano. Isso significa um crescimento de 22% em relação ao mesmo período de 2013, conforme dados da International Data Corporation (IDC), empresa de consultoria e pesquisa na área de tecnologia.

O número de smartphones representa 75% de todos os aparelhos comercializados, deixando evidente a diminuição na procura pelos celulares sem sistemas operacionais.

Uma das consequências disso é que o número crescente de aparelhos com tecnologia avançada de navegação exige redes com capacidade maior para atender a todos os usuários. De acordo com o coordenador de redes do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Univates, o engenheiro da computação Tiago Giovanaz da Silva, na Instituição, por exemplo, a rede sem fio foi implantada no segundo semestre de 2008. Naquela época, havia 70 pontos de acesso e o cadastro era realizado em formulário de papel, demorando até dois dias para o acesso ser liberado. “Hoje, nossa rede conta com 214 pontos de acesso em todos os prédios e chega a registrar 5.500 usuários simultâneos”, afirma.

Conforme Silva, a estrutura da Instituição tem capacidade suficiente para atender a toda a demanda. “Já tivemos algumas reclamações quanto ao sinal da internet, mas muitas vezes isso ocorre em função dos dispositivos que funcionam em uma frequência não tão adequada para o wireless”, afirma. Isso porque o sinal funciona nas frequências de 2,4 giga-hertz – compartilhada com outros aparelhos eletrônicos, incluindo micro-ondas, telefones sem fio, aparelhos com bluetooth e tablets – e de 5 giga-hertz. “Atualmente, apenas 5% de nossos usuários utilizam a frequência de 5 GHz, ou seja, 95% dos alunos estão dividindo a frequência mais congestionada”, garante ele.

Por apresentar uso crescente nessa tecnologia, a Univates investe constantemente em melhorias. Segundo Silva, em breve uma nova rede estará disponível para alunos e professores que poderão se conectar e, conforme o cadastro da pessoa, os acessos serão liberados. “Para o aluno vai facilitar, pois ele não vai mais precisar abrir o portal para digitar o usuário e a senha, ou seja, uma vez que tenha configurado seu dispositivo, ao chegar na Univates, o uso da rede já estará liberado”, explica ele.

Também está em andamento a aquisição de 45 novos pontos de acesso no novo padrão. “Já existe previsão de compra para o próximo ano e buscamos sempre equipamentos top de linha”, complementa ele. Além de algumas configurações que podem melhorar o desempenho, o engenheiro sugere ainda que os consumidores observem essa informação no momento da compra de novos smartphones. Em caso de problemas com configurações, alunos e visitantes podem solicitar auxílio nos laboratórios de informática e os professores e funcionários podem contatar o NTI.

Check-list da conectividade
Veja o que pode atrapalhar sua conexão, pois a não conectividade geralmente está associada a:
- endereço de DNS configurado manualmente na configuração de rede;
- add-ons no navegador que redirecionam a conexão;
- configuração de servidor proxy no navegador;
- placa de rede wireless desativada.

Essa matéria faz parte da edição 23 do Jornal da Univates. Confira a íntegra aqui.

Texto: Nicole Morás

Escolha uma formação